Profissionais da saúde são treinados para uso de Desfibrilador Externo Automático

Curso treina atendimento para pacientes em quadro de parada cardiorrespiratória

Profissionais da saúde são treinados para uso de Desfibrilador Externo Automático

Cerca de 30 profissionais participaram do curso, ministrado pelo médico Mário Jorge Kodama


Em busca de uma assistência mais preparada para população em atendimentos de urgência e emergência, nesta quinta-feira (30), no período da manhã, os profissionais da saúde participaram do Curso de Uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Cerca de 30 profissionais participaram do curso, ministrado pelo médico Mário Jorge Kodama, especialista em cirurgia geral e trauma pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). “Neste treinamento mostramos a importância do DEA, um equipamento fundamental num quadro em que o paciente está com parada cardiorrespiratória. Ele é o único equipamento que tem a possibilidade de reversão num caso de parada”, comentou.

“Esse equipamento analisa o paciente e indica o choque. Ele pode estar em diversos tipos de ritmos, e esse desfibrilador vai aplicar o choque necessário para que a pessoa retorne a circulação espontânea, fazendo com que volte a ter a circulação de modo natural. Desta maneira, ressalto a importância na medida em que o equipamento salva a vida da pessoa e agrega muito no serviço de saúde de Itupeva”, completou o médico.

Para a secretária de Saúde Luciane Alves da Cunha, investir na saúde tem sido uma das prioridades na gestão do prefeito Marcão Marchi. “A Saúde em Itupeva vem conquistando cada vez mais melhorias, tanto estruturais, quanto profissionais, e capacitar nossos servidores para atendimentos em prol da população é nossa prioridade. Todos itupevenses merecem atendimento médico de qualidade”, destacou.

Para o coordenador administrativo do Atendimento Pré-Hospitalar – 192, Robson Oliveira Soares, essa capacitação vai ajudar ainda mais os profissionais da saúde. “Esse treinamento garante que os nossos profissionais tenham a capacitação de fazer o uso do DEA com segurança, no atendimento com vítimas de parada cardiorrespiratória, garantindo que a nossa população tenha um respaldo maior e uma garantia de sobrevida nos atendimentos Pré-Hospitalar”, afirmou.

Daiane Ramos, Técnica em Enfermagem, aprovou a capacitação. “Precisamos aprimorar os nossos conhecimentos. Itupeva é uma cidade que cresce a cada ano e cada vez mais necessita dos serviços de saúde, por isso a importância de melhorar esse atendimento. Cada vez mais está chegando para nós casos de pacientes em estados graves, e essa qualificação é fundamental”, ressaltou.

Treinamentos – Ainda nesta quinta-feira, no período da tarde, também houve um treinamento de simulação, com atendimentos em vítimas de traumas motociclistas.

_Q9A9970
Treinamento garante que os profissionais possam fazer o uso do DEA com segurança

_Q9A9990
Profissionais da Saúde acompanharam com atenção as orientações

WhatsApp Image 2021-09-30 at 16.43.19
Ainda nesta quinta-feira, no período da tarde, também houve um treinamento de simulação