Bambolê: Prefeitura lança programa inédito para fortalecer o desenvolvimento na Primeiríssima Infância
Evento no Cineteatro reuniu autoridades, educadores e pais para o lançamento do projeto

A noite de quinta-feira, 23 de maio, já entrou para a história de Itupeva como uma data importante para o município, ao apresentar oficialmente um grande diferencial para Educação de crianças que estão na primeiríssima infância, fase que vai até os 3 anos de idade. E tudo isso tem um nome simples, singelo, mas que reúne as principais características do novo projeto da Secretaria de Educação: Bambolê.
“À primeira vista, o bambolê pode parecer apenas um brinquedo simples, mas, para nós, carrega um profundo simbolismo. Com seu formato circular, nos remete à proteção, ao colo, ao abraço, ao útero materno — símbolos eternos do cuidado, da segurança e do acolhimento. Assim como o círculo não tem começo nem fim, o afeto e a presença que oferecemos às crianças também precisam ser contínuos, constantes e integrais”, explicou Angelita Vieira Rios Francisco, à frente do projeto na Pasta, ao iniciar a apresentação.
A simbologia do bambolê foi reforçada em apresentações de Ginástica Rítmica pela equipe da Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura, que encenaram coreografias com arcos, representando o ciclo contínuo de cuidado e desenvolvimento infantil.
O evento, marcado por simbolismo, emoção e compromisso, contou com a presença do prefeito Rogério Cavalin, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Cavalin; do vice-prefeito Isaque Messias, da secretária de Educação, Monica Oliveira da Silva, além de educadores, secretários municipais e famílias das crianças que serão atendidas pelo projeto.
Projeto foi apresentando com participação das crianças
Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação das crianças e bebês, que subiram ao palco acompanhados de professores e pais para demonstrar atividades lúdicas que integram movimento, música e psicomotricidade.
Os professores Julio Cesar Gonçalves, Mirian Peverari, Amanda Dias e Álvaro Nogueira foram homenageados por seu papel central no projeto, que está sendo implantado com apoio do Departamento de Formação Continuada da Secretaria. Eles explicaram como o Bambolê utilizará práticas inovadoras, como musicalização, psicomotricidade e jogos simbólicos, para promover o desenvolvimento integral das crianças.
Também foram homenageadas os supervisores das creches Sra. Ana Paula Balarin, Alessandra Zumstein, Tonoli Arruda, Katherine Castello Bertolini, Everton Toresim, Vanessa Cristina Grizoto Mativi e Raquel Stocco; além da Coordenadora Geral das Creches e da Primeiríssima Infância Sheila Cristina Missi Teles.
O prefeito Rogério Cavalin ressaltou:
“Quando a gente tem um projeto como esse, trabalhando a primeiríssima infância, nós estamos plantando tantas sementes nas memórias afetivas das crianças, que nem imaginamos o tamanho do ganho que nós vamos ter. E se a gente consegue desenvolver políticas públicas fortes, a gente marca toda uma geração. Então esse projeto, que nasceu dentro do coração da Secretaria de Educação, que a gente abraça junto e partilha, isso nos dá uma alegria gigantesca”.
A secretária da Pasta, Monica Oliveira da Silva, também se emocionou ao falar do Bambolê:
“Poder oferecer um projeto como este, pensado com tanto carinho, com tanto cuidado, especialmente para nossos bebês, é motivo de muito orgulho. É a certeza de que estamos cuidando do que realmente importa, começo de tudo, da base, da infância! A gente sabe o quanto esses primeiros anos de vida são decisivos. E ver que, enquanto gestão, estamos conseguindo investir, olhar com amor, com responsabilidade e com tanta dedicação para essa fase da vida, me enche de gratidão”.
O encerramento do evento foi marcado por uma mensagem tocante:
“A infância não espera. Ela acontece aqui, agora, todos os dias. E é por isso que o nosso compromisso precisa ser diário, constante e cheio de intencionalidade”.
Projeto Bambolê
A proposta pedagógica tem como foco o desenvolvimento integral das crianças, por meio de práticas intencionais e planejadas, centradas no afeto, na escuta, no movimento e no brincar.
Será implantado nas creches municipais com ações de musicalização, psicomotricidade, desenvolvimento emocional e social, com profissionais especialmente capacitados para atender às necessidades desta fase da vida.
A implantação será gradativa e servirá de modelo para ampliação da proposta nas demais unidades da rede. Inicialmente, recebem o Bambolê as Cemebs Guanabara, Iolanda Felipe Carlos, Iracema Pessini Raymundo, Neide Maria Viguetti Checchinato, Renato Foga e Virgínia Tosi Polli.
Eixos de atuação:
Psicomotricidade: Atividades que trabalham equilíbrio, coordenação motora e autonomia, como rolar, atravessar e manipular objetos.
- Musicalização: Uso de ritmos e sons para desenvolver habilidades auditivas, linguísticas e socioafetivas.
- Jogos Simbólicos: Brincadeiras que estimulam a criatividade e a representação de papeis (ex.: dramatizações).
- Ambiente Seguro: Espaços adaptados para livre exploração, com materiais lúdicos e educativos.