Programa Criança Feliz encerra atividades de 2025 com encontro emocionante no CCI Itupeva
A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nessa terça-feira (16) o encerramento anual do Programa Criança Feliz, em evento promovido no Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Itupeva. A ação reuniu famílias atendidas pelo programa, equipe técnica e autoridades municipais, celebrando os resultados alcançados ao longo de 2025.
Criado pelo Governo Federal e executado no município por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, o Programa Criança Feliz tem como objetivo promover o desenvolvimento integral na primeira infância - período até os 6 anos de idade -, fortalecendo vínculos familiares e estimulando aspectos essenciais do desenvolvimento infantil, como linguagem, coordenação motora, cognição e socioafetividade, por meio de visitas domiciliares sistemáticas
O encontro contou com a presença do prefeito Rogério Cavalin e da secretária de Desenvolvimento Social, Eliana Alencar, além da supervisora do Programa Criança Feliz em Itupeva, Taís Viana, e profissionais que atuam diretamente no acompanhamento das famílias.
O prefeito se emocionou ao destacar a importância do programa: “O Criança Feliz vive uma nova realidade no município com o fortalecimento do programa e que temos de fortalecer cada vez mais. Ele é realizado com muito carinho e dedicação por essas profissionais, e justamente buscando atender as pessoas que mais precisam. E isso não tem preço, esse é o papel do Poder Público, garantir mais dignidade e oportunidade para todos”.
A secretária de Desenvolvimento Social, Eliana Alencar, reforçou o trabalho realizado pelas equipes ao longo do ano: “Os resultados que celebramos hoje são fruto de um trabalho técnico, sensível e comprometido. O Programa Criança Feliz chega até as casas das famílias, criando vínculos, orientando e promovendo desenvolvimento com respeito e cuidado.”
Já a supervisora do programa no município, Taís Viana, ressaltou o impacto direto do acompanhamento domiciliar e agradeceu ao trabalho de toda a equipe: “A gente sabe que não é fácil abrir as portas de casa para alguém, então primeiro eu agradeço cada uma das pessoas que participou, que nos recebeu. E quero destacar também o trabalho e dedicação de toda a equipe, que fez tudo com muito carinho, com muito amor”.


Resultados de 2025
Ao longo de 2025, o Programa Criança Feliz em Itupeva atendeu 121 famílias, totalizando 139 pessoas acompanhadas, com uma média mensal de 55 pessoas atendidas. No período, foram realizadas 1.220 visitas domiciliares, com média de 122 visitas por mês, alcançando famílias em diferentes regiões do município
As visitas foram conduzidas por uma equipe formada por supervisoras e seis visitadoras, estagiárias de Psicologia, que atuaram de forma integrada aos CRAS Parque das Hortênsias e Monte Serrat.
Durante o ano, o programa também desenvolveu ações educativas e de orientação, como campanhas temáticas, atividades lúdicas, rodas de conversa e acompanhamento contínuo das famílias, sempre respeitando a realidade e a dinâmica de cada núcleo familiar.
Além da supervisora Taís, completam a equipe as estagiárias de psicologia, que fazem as visitas: Kathleen Kassy Soares Pereira Laura Maria Pacheco Stoppa Mel Bandeira Crutt Melyna Magalhães Nogueira.
No encerramento, as participantes também receberam uma cartilha, elaborada pela própria equipe do programa, com as atividades desenvolvidas ao longo do ano, como forma de registrar e valorizar cada ação realizada junto às crianças e famílias atendidas.
“Cada página representa o compromisso, o carinho e o esforço coletivo em promover o desenvolvimento infantil e fortalecer os laços familiares”, destacou a supervisora.
Reconhecimento
A maior prova do sucesso e dos efeitos positivos do programa está no próprio reconhecimento das participantes, que não pouparam elogios ao trabalho e à equipe.
“Eu tenho muito a agradecer ao programa, ele faz parte da nossa semana. A Mel (uma das estagiárias que faz as visitas) é uma pessoa muito amorosa, tem um carinho muito grande pela Elisa e faz atividades em que percebemos o desenvolvimento dela. É muito gratificante ver a atenção das pessoas envolvidas nesse trabalho, traz muita alegria para nossa família, principalmente para a Elisa, que fica muito feliz sempre” - Luana Aparecida Cesário, mãe da Elisa (um ano e sete meses).

“É uma experiência muito boa, as meninas adoram. Então, podem aceitar as visitas em casa, é muito bom que as mães participem, porque ajuda muito as crianças a aprenderem e se desenvolverem mais” - Clara Santos, mãe de Aila (três anos) e Ana Lis (11 meses).

“Eu vejo a evolução deles, nesses meses, eles aprenderam muita coisa e evoluíram muito. O comportamento deles mudou bastante também e com o tempo vem melhorando mais ainda” - Maria Fernanda Braga Quaresma, mãe de Danilo (três anos) e Bernardo (um ano e três meses).
