Itupeva recebe projeto ‘CineSolar’ e público prestigia sessões gratuitas de cinema
Atração é uma iniciativa da CPFL Energia, com apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura

Utilizando um furgão, o CineSolar contou com duas sessões de exibição
O primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia solar para funcionar foi atração nesta sexta-feira (12), em Itupeva. O Parque da Cidade foi o local escolhido para receber o projeto ‘CineSolar’.
A atração especial é uma iniciativa da CPFL Energia, com apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Itupeva, através da lei de incentivo à cultura. Além da projeção de filmes, o projeto promove arte e sustentabilidade, por meio de oficinas, atividades artísticas e lúdicas.
Estrutura - Utilizando um furgão equipado com sistema de captação de energia solar, capaz de gerar energia para alimentar toda sua estrutura de funcionamento, o CineSolar contou com duas sessões de exibição. A primeira delas, às 18 horas, com exibições de curtas-metragens brasileiros (classificação livre/filmes com recursos de acessibilidade) e o segundo, às 19 horas (classificação livre), com exibição da animação Rio 2.
Além da entrada gratuita, houve distribuição de pipoca e o público pôde conhecer a estação móvel de ciências, artes, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.
A produtora do CineSolar, Adriana Duque, destacou a importância desta atração em Itupeva. “Fazemos a exibição de filmes de sustentabilidade e de grandes produções do cinema nacional e internacional em todo o Brasil, utilizando estes carros adaptados. Itupeva está dentro desse circuito que é além de cinema, uma estação de ciências móvel, onde a criança conhece o caminho da luz do sol, que se transforma em eletricidade, até se transformar neste cinema”, disse ela.
Público aprova CineSolar
Quem esteve no Parque da Cidade nesta sexta-feira e gostou demais do CineSolar foi a moradora do bairro Vila São João, Priscianny do Nascimento. Ela esteve no local acompanhada dos filhos Yuri e Yudi. “É uma excelente iniciativa, é uma ótima oportunidade de mostrar para os meus filhos como é o cinema. Eles nunca assistiram a um filme em cinema e hoje estão podendo ter esse prazer, fico emocionada de ver a felicidade deles”, comentou.
José Sérgio de Almeida, que reside no bairro Rio das Pedras, também prestigiou a sessão de filme exibido no CineSolar. Ele compareceu ao Parque da Cidade ao lado da esposa Márcia e da filha Jaqueline. “Muito legal esse projeto, juntando cultura com sustentabilidade, é muito gostoso esses programas promovidos pela Prefeitura, onde podemos participar em família”, destacou.
A equipe da Secretaria de Agricultura e Cultura esteve presente no evento, dando suporte para exibições dos curtas e do filme Rio 2. “É com muita alegria que recebemos o CineSolar, cultura e meio ambiente, quando se unem não tem como dar errado. Fico feliz quando vejo que as empresas abraçam as ideias e apoiam programas e projetos deste formato. Não posso deixar de agradecer a presença de todos que acompanharam os filmes”, falou Maria Luisa Molena, assessora especializada.
O consultor de relacionamento regional da CPFL, Fernando Nascimento Monteiro, também esteve presente no evento e destacou o projeto CineSolar, que utiliza energia do Sol para exibir filmes por todo país. “É uma belíssima iniciativa, com todo esse apelo a sustentabilidade, na qual aproveita a energia solar para poder fazer uma exibição de cinema, além de mostrar para o público o veículo com a estação móvel de ciências”.
Projeto promove arte e sustentabilidade, por meio de oficinas, atividades artísticas e lúdicas
Parque da Cidade foi o local escolhido para receber o projeto ‘CineSolar’
Equipe da Secretaria de Agricultura e Cultura deu suporte para exibições dos curtas e do filme Rio 2