Itupeva é a 16ª melhor cidade do Brasil em ranking de desenvolvimento sustentável
Em um ano, cidade deu salto de 38 posições no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

Itupeva está entre as 16 cidades com melhor desenvolvimento sustentável do Brasil. Isso é o que mostra o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) 2025, que foi divulgado recentemente pelo Órgão.
Itupeva registrou um avanço expressivo, conquistando a 16ª colocação no ranking nacional, um salto significativo em relação ao 54º lugar obtido em 2024.
A pontuação de Itupeva subiu de 61,07 para 63,58, consolidando a cidade na faixa de desenvolvimento sustentável alto.
O índice avalia os 5.570 municípios brasileiros com base em 100 indicadores alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecido pela ONU em 2015, abrangendo áreas como educação, saúde, meio ambiente, infraestrutura, economia e redução das desigualdades.
Itupeva, inclusive, é a cidade da Região Metropolitana Jundiaí melhor classificada no Índice, mesmo entre as já signatárias do Programa Cidades Sustentáveis, que o município já confirmou que vai aderir neste ano (mais informações abaixo).
De acordo com a análise, o desempenho positivo reflete melhorias consistentes em diversos indicadores e o fortalecimento de políticas públicas integradas nas dimensões social, econômica e ambiental. O resultado também evidencia o alinhamento do município com as metas da Agenda 2030, que busca promover um desenvolvimento urbano mais justo, inclusivo e ambientalmente equilibrado.
“Esse avanço mostra que nossas ações estão no caminho certo e que Itupeva está se tornando uma referência em desenvolvimento sustentável. É fruto de um trabalho conjunto entre o poder público, a sociedade civil e o setor privado. É um resultado que nos deixa muito feliz e com muito mais motivação para seguir trabalhando”, afirmou o prefeito Rogério Cavalin.
O (IDSC - BR) Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil é uma iniciativa do Instituto Cidade Sustentáveis, em parceria com o Sustainable Development Solutions Network (SDSN), consultoria do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e co-financiado pela Caixa, pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e pela União Européia. Ele analisa dados públicos das 5.570 cidades brasileiras disponíveis em fontes oficiais como o IBGE, Datasus e Inep.
Adesão ao Programa Cidades Sustentáveis
Nos próximos dias, o prefeito Cavalin vai assinar a Carta-Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, documento que confirma o alinhamento do município aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A assinatura simboliza o compromisso de Itupeva em seguir implementando políticas públicas integradas e inovadoras para garantir qualidade de vida à população, preservação ambiental e crescimento econômico equilibrado.