ExportaSP abre inscrições para primeira turma de 2026

Programa do Governo do Estado prepara empresas para exportar; Prefeitura incentiva a participação de empreendimentos locais

ExportaSP abre inscrições para primeira turma de 2026

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada ao governo estadual, está com inscrições abertas para a primeira turma de 2026 do Exporta SP. O programa de capacitação é totalmente online, gratuito e voltado a micro, pequenas e médias empresas, startups e produtores rurais de todas as regiões paulistas que desejam se preparar para acessar e atuar no mercado internacional com planejamento e competitividade. 

As inscrições podem ser feitas pelo site investsp.org.br até 13 de fevereiro 

Com duas turmas por ano, o Exporta SP permite que empreendedores participem sem a necessidade de deslocamento, conciliando a capacitação com a rotina do negócio. Durante o programa, são realizados dois encontros semanais com especialistas, que abordam os principais desafios enfrentados por quem deseja exportar. Entre os temas trabalhados estão inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, elaboração de plano de negócios, marketing e vendas, além de outros conteúdos estratégicos para a inserção no comércio exterior. 

Além das aulas e workshops, cada empresa participante recebe até quatro mentorias individuais, nas quais pode discutir necessidades específicas do seu negócio, receber orientações personalizadas e desenvolver estratégias concretas de exportação. Os empreendedores também contam com uma plataforma online de conteúdos exclusivos, que reúne materiais técnicos, estudos de mercado e ferramentas práticas, além de atividades de networking que ampliam o relacionamento entre empresas e potenciais parceiros.

FOMENTO

Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Itupeva junto ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) identificou déficit da balança comercial entre as empresas que mantém atividades no município. Os dados demonstram disparidade entre exportações e importações, com vantagem para as importações no período analisado. 

“Estamos desenvolvendo ações de fomento junto às empresas locais buscando diminuir essa disparidade. Temos uma economia pujante em Itupeva e a Prefeitura está sempre atenta e disposta para tornar os empreendimentos da cidade cada vez mais competitivos, seja com incentivos diretos ou capacitações”, conta o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Luiz Pires.  

Além do ExportaSP, a Prefeitura está em negociação com instituições como Agência Brasil de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para desenvolver parcerias voltadas ao fomento e capacitação dos empreendedores que atuam no município, com ações previstas para o segundo semestre de 2026.  

Serviço – Exporta SP 
Inscrições abertas 

Prazo: até 13 de fevereiro 

Formato: online e gratuito 
Público-alvo: micro, pequenas e médias empresas, startups e produtores rurais do Estado de São Paulo 
Informações e processo seletivo: investsp.org.br/exportasp 

exportaSP-banner-parte-baixo

Com informações de AgênciaSP