‘Eu sou cidadão solidário’: saiba como destinar parte de seu Imposto de Renda a projetos voltados a crianças e idosos de Itupeva
Você sabia que pode converter parte do seu Imposto de Renda em investimentos diretos para a nossa cidade, sem pagar um centavo a mais por isso? A campanha ‘Eu sou cidadão solidário’ permite aos contribuintes de Itupeva destinar até 6% do valor arrecadado com o tributo federal aos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos do Idoso (COMID).
A ação não implica em custos adicionais para o contribuinte, pois os valores destinados são deduzidos do imposto devido. Assim, se há imposto a restituir aumenta o valor da restituição e se há imposto a pagar, diminui o valor pago à Receita Federal. Ao optar por essa destinação, os recursos permanecem no município, financiando projetos sociais que beneficiam diretamente a comunidade local.
“Com a destinação de parte do Imposto de Renda, conseguimos ampliar as ações voltadas às populações mais vulneráveis, garantindo um impacto positivo na vida de crianças, adolescentes e idosos. Cada contribuição faz a diferença para o fortalecimento das políticas sociais em nossa cidade”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliana Alencar.
Em 2025, o valor destinado diretamente a Itupeva a partir da campanha “Eu sou cidadão solidário” foi de R$ 80.785,03. De acordo com estimativa da Receita Federal, o município pode aumentar sua arrecadação em cerca de R$ 7,5 milhões, caso o potencial total de destinação da campanha seja alcançado localmente.
COMO DESTINAR
Para participar, o contribuinte deve optar pelo modelo de Declaração por Deduções Legais (modelo completo). O próprio programa da Receita Federal faz o cálculo automático do limite disponível para destinação. Confira o passo a passo:
- No programa da Declaração, procure a ficha "Doações Diretamente na Declaração".
- Escolha a aba "Criança e Adolescente" e/ou "Idoso".
- Clique em "Novo", selecione o tipo de fundo "Municipal", o estado "SP" e o município "Itupeva".
- O programa mostrará o "Valor Disponível para Destinação". Digite esse valor no campo indicado.
- Imprima e pague o DARF (documento de arrecadação) gerado pelo programa até a data de vencimento.
Importante: O pagamento deste DARF é o que garante que o recurso venha para Itupeva. Se você tiver imposto a restituir, esse valor pago será devolvido com correção na sua conta bancária junto com a restituição.
A iniciativa conta com percentuais de destinação distintos para pessoas físicas e jurídicas. Acesse a página oficial da campanha no site da Receita Federal e esclareça todas as suas dúvidas.
Participe. Seu imposto pode transformar vidas em Itupeva!