Empreende Mulher e Feirão do Emprego: expositoras aprovam iniciativa

O último final de semana foi marcado por uma iniciativa da Prefeitura de Itupeva para fortalecer o empreendedorismo feminino.
Com a realização da 2ª edição do Empreende Mulher e Feirão do Emprego, que aconteceu no salão da Igreja Santo Antônio, a Prefeitura deu a oportunidade para que 60 mulheres comercializassem seus produtos.
A abertura oficial aconteceu na manhã do sábado (11) e contou com a presença de autoridades, secretários municipais e representantes da Associação Comercial Industrial de Itupeva.
O prefeito Rogério Cavalin, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Aline Cavalin e do vice-prefeito Isaque Messias, comentou sobre a realização da feira. "É com muita alegria que realizamos esse evento que valoriza o empreendedorismo feminino. Tivemos uma troca de experiências e oportunidades. Agradeço muito a todos que acreditaram e participaram, principalmente por terem confiado em nosso trabalho”, disse ele.
Por sua vez, o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Luiz Pires comentou sobre o objetivo do evento. “Nossa intenção é sempre fazer o melhor para o empresariado da nossa cidade. Com evento como este, acreditamos que é possível dar visibilidade ao talento das mulheres empreendedoras, gerar oportunidades de negócios e aproximar empresas”, comentou.
O evento contou com a venda de produtos de artesanato, moda, acessórios e lingeries, alimentícios e docerias, decoração e presentes, produtos naturais, perfumaria, estética, consultoria, mentoria, eventos, personalizados e gráficos e outros seguimentos – todos produzidos por mulheres itupevenses.
Iraci Araujo, vendedora e líder da marca Tupperware, se surpreendeu com o resultado. “Foi um sucesso de vendas! Além disso, muitas pessoas pegaram meu contato para vendas futuras. Foi muito bom”, disse ela.
Guacira Correia, proprietária da Doce Consciência, agradeceu a oportunidade. “As vendas foram ótimas, tivemos muitas pessoas nos conhecendo e fizemos muito networking. Só posso agradecer a oportunidade”, comentou.
A Feira de Empreendedorismo Feminino reuniu uma média de cinco mil pessoas ao longo dos dois dias de evento, movimentando cerca de R$ 250 mil em vendas diretas, com um tíquete médio de 50 reais por visitante. Mais do que os resultados financeiros imediatos, o evento proporcionou às empreendedoras uma vitrine, abrindo portas para novos clientes, parcerias e encomendas futuras. Além disso, muitas mulheres tiveram a oportunidade de se apresentar a um novo público e conquistar espaço no mercado de trabalho.
Feirão de empregos
Durante o evento, foi realizado o Feirão do Emprego, que contou com diversas vagas para diferentes cargos e empresas do município, além do serviço de elaboração de currículos. O local também teve uma Praça de Alimentação diversificada, brinquedos infláveis e recreação para as crianças, proporcionando momentos de lazer e diversão para toda a família.
Participação da Prefeitura
A Diretoria da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Desenvolvimento Social, marcou presença oferecendo cadastro de empresas com vagas disponíveis para pessoas com deficiência, recebimento de currículos de candidatos interessados em ingressar no mercado de trabalho, cadastro de pessoas com deficiência e orientações tanto para as empresas quanto para os candidatos.
A área da Saúde também esteve presente no evento, com uma equipe preparada para realizar aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicemia capilar (dextro) e exames de prevenção de câncer bucal, contribuindo para o cuidado e bem-estar da população. Além disso, a Secretaria da Fazenda participou com um stand do programa REFIS, oferecendo atendimento para renegociação de dívidas e orientações aos munícipes interessados em regularizar sua situação financeira.