Campanha ‘Outubro Rosa’ de prevenção ao câncer de mama terá início no dia 3

Abertura da campanha será no saguão do Paço Municipal; confira a programação

Campanha ‘Outubro Rosa’ de prevenção ao câncer de mama terá início no dia 3


A Prefeitura de Itupeva dará início à programação da campanha ‘Outubro Rosa’ na cidade, com atividade de lançamento na próxima segunda-feira (3), no saguão do Paço Municipal. A iniciativa pretende chamar atenção da sociedade a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, além de reforçar a importância dos cuidados da saúde feminina de forma contínua.

O evento de lançamento da campanha, que terá o lema ‘Cuidar é a maior prova de amor, previna-se’, contará com a participação do médico ginecologista, Dr. Ricardo Bazanelli Junqueira Ferraz.


Confira a programação:

Segunda-feira (03/10), às 9h30
Lançamento da campanha, com a participação do médico ginecologista, Dr. Ricardo Bazanelli Junqueira Ferraz. – Saguão do Paço Municipal.


Dia 22/10, às 8h30
Caminhada no Parque da Cidade.


Demais ações:

Dias 03 e 04/10
Serão realizados por meio de uma Unidade Mama-Móvel, exames de mamografia (agendadas previamente). O veiculo estará em frente ao CSIII, localizado na rua Professora Deolinda Silveira Camargo, nº 184, Jardim São Vicente, Centro.

Dia 15/10 – UBS Guacuri
Mutirão para coleta de citologia oncótica ou papanicolau e solicitação de mamografia (pacientes agendadas).

Dia 15/10 – USF Santa Fé
Das 8h às 17h, a unidade atenderá solicitação de mamografia e coleta de citologia oncótica por agendamento. Sem atendimento médico.

Dias 19/10 – USF Monte Serrat
A unidade ficará aberta até às 20h para atender a coleta de citologia oncótica ou papanicolau e solicitação de mamografia (pacientes agendadas).

Dia 20/10 – USF São João
Das 13h30 às 17h, a unidade atenderá solicitação de mamografia e coleta de citologia oncótica.

Dia 22/10 – CSIII
Mutirão para consultas médicas de ginecologia, apenas consultas agendadas para o Ginecologista e Obstetra.

Dia 26/10 – USF Monte Serrat
A unidade ficará aberta até às 20h para atender a coleta de citologia oncótica ou papanicolau e solicitação de mamografia (pacientes agendadas).

Dia 27/10 – USF São João
Das 13h às 15:30h haverá coleta de papanicolau e solicitação de mamografias.

Saiba mais - O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização do câncer de mama. Seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra a doença e a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Quando se trata de saúde da mulher, um dos principais temas abordados é o câncer de mama.

Orientação - A Prefeitura de Itupeva ressalta que o mês de outubro é dedicado à prevenção e cuidados com a Saúde da Mulher, mas que deve continuar durante o ano todo. Desta maneira a Prefeitura orienta procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua residência para informações e agendamento dos exames preventivos de papanicolau e mamografia.