Caminhada promoveu conscientização sobre Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Evento foi no dia 18 de maio, como parte da campanha Faça Bonito

No último sábado (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Itupeva, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e em parceria com o Conselho Tutelar, promoveu uma caminhada de conscientização sobre o tema.
Com início às 8h30, a caminhada no Parque da Cidade reuniu conselheiros tutelares, apoiadores da causa, autoridades municipais, além do prefeito Rogério Cavalin e do vice-prefeito, Isaque Messias.
O presidente do Conselho Tutelar, Alessandro Aparecido de Freitas, usou a palavra para falar da importância da conscientização e da divulgação das informações, principalmente sobre como denunciar os casos de abuso.
Freitas chegou a se emocionar ao falar do trabalho do Conselho Tutelar.
“Não é fácil ser conselheiro, é um trabalho que exige muito, mas que nós assumimos com muita responsabilidade e dedicação, tendo como foco sempre o atendimento às vítimas”, frisou.
Prefeito e vice-prefeito também usaram a palavra para destacar que o Poder Público está empenhado no combate ao abuso de crianças e adolescentes.
Para encerrar o encontro, o instrutor André Ramalho realizou uma sessão de Cardio Dance.
Outras ações
O Conselho Tutelar realiza nos semáforos da cidade ação de conscientização com placas móveis, além de palestras para professores da rede municipal com o tema “Saber para Proteger”, nos dias 20 e 21 de maio, às 9h, às 13h e às 18h30. Já no dia 24 de maio os encontros acontecem às 8h e às 14h10.
Denuncie
Casos de abuso podem ser denunciados no Conselho Tutelar de Itupeva, na avenida Brasil, 804, no Centro, ou pelo telefone (11) 4591-3422.
Disque 100 - O Disque Direitos Humanos é um serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos. A ligação é gratuita e garante o anonimato do denunciante.
Faça Bonito
18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil pela Lei Federal 9.970/00, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger os direitos das crianças e adolescentes contra essas formas de violência.
A data foi escolhida em memória de um caso que ocorreu em 18 de maio de 1973, quando uma menina de 8 anos, chamada Araceli Cabrera Sánchez Crespo, foi sequestrada, violentada e brutalmente assassinada em Vitória, no Espírito Santo.