25 anos de Conscientização: Evento no Parque da Cidade destacou Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Atividade integrou a Campanha Faça Bonito e o Maio Laranja, com caminhada, orientações, contação de histórias e oficina de defesa pessoal.

25 anos de Conscientização: Evento no Parque da Cidade destacou Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No domingo, 18 de maio, data que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Itupeva, em parceria com o Conselho Tutelar e o Insanos Moto Clube, realizou um evento especial como parte da Campanha Faça Bonito e do Maio Laranja. A iniciativa reuniu centenas de pessoas no Parque da Cidade, em uma programação dedicada à prevenção, conscientização e fortalecimento da rede de proteção infantojuvenil.

O evento teve início com panfletagem na feira livre, com a abertura oficial, seguida pela caminhada simbólica, realizada em torno do Parque da Cidade e que, neste ano, foi acompanhada por uma motociata do Insanos Moto Clube. 

O prefeito Rogério Cavalin, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Aline Cavalin; e do vice-prefeito Isaque Messias, se juntaram aos conselheiros tutelares e conselheiros do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), secretários municipais, diretoras  e coordenadoras das escolas municipais, servidores e população em geral, para a caminhada.

Os participantes levaram mensagens de alerta sobre a importância de denunciar violações de direitos e proteger crianças e adolescentes, entregando também folhetos informativos à população.

OK 18 de maio (284)

Enfrentamento, trabalho conjunto e reconhecimento

O presidente do Conselho Tutelar, Alessandro Aparecido de Freitas, destacou a importância do reconhecimento do trabalho realizado. “Hoje nós conquistamos um respeito da população que nos ajuda a cumprir o nosso papel. O Conselho Tutelar, juntamente com a rede, atua durante o ano todo neste trabalho de prevenção e atendimento. Cada um de nós pode contribuir na proteção de nossas crianças”.

Já o prefeito Rogério Cavalin destacou a importância do envolvimento de todos na causa: “Que a gente possa neste 18 de maio, nesse Maio Laranja, ter essa consciência e essa força do tamanho são responsabilidade de todos nós ao identificarmos uma violação de direito da criança ou do adolescente. Então, quanto a gente tem um Poder Executivo, um Poder Legislativo, trabalhando em conjunto; Polícia Civil, Conselho Tutelar, todas as esferas, quem ganha com isso é a população, são os nossos pequenos, que merecem todo nosso respeito”.

A secretária interina de Desenvolvimento Social, agradeceu a participação de todos no evento, destacando a importância da Campanha e do trabalho.

OK 18 de maio (268)

OK 18 de maio (273)

Atendimento e Orientação à População

Após a caminhada, a população pôde contar com um espaço de atendimento integrado, onde equipes do Conselho Tutelar, CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ofereceram orientações sobre como identificar sinais de abuso, canais de denúncia e formas de acesso aos serviços de proteção. 

Contação de Histórias e Defesa Pessoal

Para as crianças, a programação incluiu a contação de histórias do livro “Pipo e Fifi”, obra de Caroline Arcari, que aborda de forma lúdica a prevenção ao abuso sexual, ensinando sobre autoproteção e consentimento. A atividade foi realizada pelas coordenadoras dos CRAS.

Denis Lopes, da ONG O Saci, também realizou uma oficina de defesa pessoal, com base na capoeira. 

OK 18 de maio (297)

OK 18 de maio (314)

Parcerias que transformam

O Insanos Moto Clube, conhecido por ações sociais, apoiou a mobilização, com participação ativa, como o vereador Juba, Cidão e Rodrigues Lima, representando Itupeva; além do delegado delegado de Várzea Paulista, Dr. Rafael Diorio Costa, que destacou o apoio da Polícia Civil à causa.

Também tiveram importante papel o Instituto Bandeirantes, que forneceu transporte para crianças até o Parque; as vereadoras Ju Albuquerque e Josi Moura; o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente); e o COMPASI (Conselho Municipal de Pastores de Itupeva)..

Denuncie

Casos de abuso podem ser denunciados no Conselho Tutelar de Itupeva, na avenida Brasil, 804, no Centro, ou pelo telefone (11) 4591-3422.  

Disque 100 - O Disque Direitos Humanos é um serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos. A ligação é gratuita e garante o anonimato do denunciante.

Faça Bonito - 25 anos

Completando 25 anos, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil pela Lei Federal 9.970/00, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger os direitos das crianças e adolescentes contra essas formas de violência. 

A data foi escolhida em memória de um caso que ocorreu em 18 de maio de 1973, quando uma menina de 8 anos, chamada Araceli Cabrera Sánchez Crespo, foi sequestrada, violentada e brutalmente assassinada em Vitória, no Espírito Santo.

Em Itupeva, também se comemorou 25 anos da criação do Conselho Tutelar e do CMDCA, que foram instituídos pela Lei 1205/2000.

Confira o álbum completo de fotos.

OK 18 de maio (313)

OK 18 de maio (315)

OK 18 de maio (317)