Processo de estruturação do Hospital Municipal conta com novas especialidades
A Prefeitura de Itupeva precisou intervir em dezembro do ano passado na administração do Hospital Municipal. Agora, após este período, uma nova empresa passou a fazer a gestão do serviço. Foram incluídas duas especialidades e mais dois tipos de exames.

Novos exames e reformas no espaço físico são parte do projeto de melhoria do Hospital
Luciane Alves da Cunha, secretária da pasta, explica que estas melhorias fazem parte do processo de estruturação do hospital. “Não é somente a mudança física do espaço que está ocorrendo com a obra. Também mudamos o formato de atendimento e ampliamos nossos serviços”, disse ela.
Recentemente foi implantado o atendimento de ortopedista e também o cirurgião, num período de 12 horas por dia. “Isso significa que, se uma pessoa precisar do atendimento entre 7 e 19 horas, o especialista estará lá. Depois disso, ficará em observação e será atendida logo no primeiro horário. Antes, a gente precisava encaminhar qualquer caso para Jundiaí”, explicou Luciane.
Além da inclusão destas duas especialidades, o hospital passou a fazer exames de endoscopia e colonoscopia, acelerando e auxiliando no processo da identificação de doenças e os possíveis tratamentos. "Começaremos a endoscopia na terça-feira (17) e a colonoscopia, até o fim do mês", afirmou Luciane.
Carlos Vicente, representante da OS Associação Plural, comenta sobre a chegada da nova administração. “Somente neste primeiro mês de atuação, já realizamos inúmeras melhorias e adequações, desde a troca de bebedouro até a manutenção de equipamentos hospitalares mais complexos, além de higienização e limpeza. A alimentação melhorou, estamos implantando fluxos, procedimentos e informatizando todo os processos do hospital”, detalhou.
Obra - A Prefeitura iniciou uma reforma no Hospital Municipal. Adequações estão sendo feitas na cozinha, almoxarifado e ambiente de espera de pacientes, assim como novas placas de identificação visual e bebedouros serão instalados. A rede de esgoto também passa por manutenção, melhorias no sistema de informática estão em andamento, além da construção de uma sala de fisioterapia, nutricionista, vestiários masculino e feminino, bem como sala de necrotério. A obra terá aproximadamente 400 m², investimento total de R$ 944 mil, sendo R$ 450 mil em recursos federais e o restante com recurso próprio. As obras são acompanhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano através de sua equipe técnica.