Servidora municipal de Itupeva conquista medalhas no Panamericano de Jiu-Jitsu
Géssica Rinaldi fatura prata e bronze na disputa realizada nos Estados Unidos
Mais uma vez Itupeva foi muito bem representada em uma disputa de Jiu-Jitsu pela atleta, professora e gestora escolar da Rede Municipal de Ensino, Géssica Rinaldi, que conquistou medalhas de prata e bronze no Panamericano da modalidade, realizado em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos.
Géssica competiu na última quinta-feira (23) pela categoria 'Faixa Roxa Master I Pesado' e assegurou a medalha de bronze, se classificando para a categoria 'Absoluto', enfrentando adversárias que alcançaram o pódio em todas as categorias e pesos. "E, logo de cara, encarei como primeira oponente no Absoluto, justamente a atleta norte-americana que eu havia sido superada na fase semifinal da categoria Faixa Roxa Master I Pesado. Desta vez, obtive um bom desempenho e venci a luta", descreveu.
Já nas quartas de final, Géssica venceu uma nova adversária, conquistando a vaga para a semifinal, enfrentando uma atleta da Categoria Super Pesado, sendo a sua luta mais desafiadora na competição. "Sinceramente, a vitória foi uma grande superação, pois essa oponente era muito boa, forte e experiente", contou.
A final foi decidida diante de outra oponente experiente na modalidade. Géssica explicou que essa adversária usou toda técnica para superá-la. "Eu acabei perdendo a final da categoria Absoluto, após enfrentar 5 adversárias em toda competição, que reuniu atletas de altíssimo nível, assim como outras disputas que participei recentemente. Porém, com grau de dificuldade maior, em virtude da quantidade de lutas e também por atuar na categoria Absoluto, reunindo adversárias de outras nacionalidades, com técnicas, estilos de luta e corpos diferenciados, sendo uma experiência nova em minha trajetória", detalhou.
Géssica ressaltou que a experiência adquirida ao participar do Panamericano foi muito desafiadora, considerando que lidou com diversos contratempos, que antecederam a competição e sua chegada aos Estados Unidos. "Por isso, apesar do Mundial e do Europeu serem campeonatos mais visados, achei o Panamericano mais difícil, reunindo adversárias bem preparadas mentalmente, fisicamente, numa disputa com maior pressão. No entanto, os resultados foram os melhores da temporada, dentre os quatro principais campeonatos internacionais", analisou, salientando que se sentiu privilegiada por vivenciar essas oportunidades, conquistando medalhas em todas as ocasiões, o que representa sua evolução no esporte.
Bastidores
Durante este período nos Estados Unidos, Géssica revelou que recebeu diversas mensagens e chamadas de vídeo com muito carinho e incentivo de sua alunas que integram o projeto 'Retaguardiãs' e também de estudantes da sua primeira turma de Jiu-Jitsu, do Cemeb Catharina Reinholz Sabó, no bairro Moinho. "Foi muito emocionante receber essa atenção de todos. Aliás, essa é a maior conquista, ciente que estou inspirando e sendo referência para tantas pessoas, motivando-as a seguirem seus objetivos, trazendo mais esperança", contou.
Próximos objetivos
Após o desempenho no Panamericano - competição onde contou com maior apoio por parte dos patrocinadores e também da Prefeitura de Itupeva - a atleta revelou que deseja se manter bem fisicamente, mentalmente e evoluir cada vez mais no esporte. "E, em maio, pretendo participar do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, na categoria Faixa Roxa. Já no mês de julho, almejo a disputa do Campeonato Asiático, no Japão e, em novembro, tenho o desejo de disputar o Mundial de Jiu-Jitsu, que ocorrerá em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos", disse.
Retorno ao Brasil
O desembarque no Aeroporto de Viracopos, em Campinas está previsto para segunda-feira (27), no período da manhã.
Reconhecimento
"Em nome do prefeito Marcão Marchi e do vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafá, parabenizo a nossa colega de trabalho, servidora pública e professora, Géssica Rinaldi pela brilhante conquista no Panamericano de Jiu-Jitsu. É um orgulho termos na cidade, uma servidora que também é atleta e de altíssimo nível, que representou tão bem não só o município, mas a região e o nosso País", afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo, detalhando que Géssica Rinaldi já deu o pontapé inicial em projetos com a modalidade de Jiu-Jitsu, que estão sendo desenvolvidos em Itupeva.
Saiba mais
Nesta disputa realizada nos Estados Unidos, Géssica teve a companhia e foi instruída por seu coach e professor, Bruno Henrique Martins, que também disputou o Panamericano e esteve em ação na sexta-feira (24), pela categoria 'Master I Faixa Preta Peso Leve'.
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva

