Secretaria de Saúde apresenta Prestação de Contas do 1º Quadrimestre do ano em audiência pública
Prestação foi realizada na Câmara Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última sexta-feira (30), a audiência pública de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2025, na Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Legislativo no YouTube. A apresentação cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal e trouxe dados financeiros, operacionais e os principais avanços na saúde pública da cidade.
A apresentação está disponível na íntegra aqui.
A secretária Catarina Hass Lopes Di Giovanni destacou que, entre janeiro e abril, o município aplicou R$ 34,967 milhões na saúde, o que corresponde a 19,19% da receita proveniente de impostos, superando o mínimo constitucional de 15%.
A rede municipal registrou 199.644 atendimentos ambulatoriais na atenção básica e 212.868 atendimentos no hospital e pronto-socorro, incluindo 739 internações — a maioria por causas obstétricas.
A audiência também detalhou a contratação de mais de 60 novos profissionais via concurso público e consórcio, incluindo médicos especialistas, dentistas, técnicos e agentes de saúde, além da abertura de novas equipes de atenção primária em bairros como Santa Fé, CS3 e Rio das Pedras.
Outro destaque foi a reestruturação do serviço odontológico municipal, com a formalização do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ampliação de cadeiras e descentralização do atendimento com foco na prevenção e atendimento escolar.
Por fim, a secretária Catarina reforçou que o município segue investindo em infraestrutura, com destaque para a reforma de unidades, compra de equipamentos, vacinação e ações de combate à dengue.
Faltas em consultas ainda é grande problema
A secretária de saúde destacou também que o alto índice de absenteísmo continua sendo um desafio. Na atenção básica, 19,35% das consultas foram perdidas por faltas, número que chega a 35,88% nas consultas de especialidades, um número bastante preocupante.
A coordenadora de saúde, Danúbia Cavalcante, explicou que o número alto de faltas prejudica não apenas pacientes que estão aguardando na fila, como também o município para adquirir exames e consultas junto aos prestadores do serviço.
A recomendação principal para pacientes que não possam comparecer a uma consulta é que seja avisado na unidade de saúde com a maior antecedência possível.
Após a apresentação, presentes que se inscreveram previamente puderam fazer questionamentos, assim como os vereadores, que foram respondidos pela secretária Catarina e equipe.