Secretaria de Saúde apresenta Prestação de Contas do 1º Quadrimestre do ano em audiência pública

Prestação foi realizada na Câmara Municipal

Secretaria de Saúde apresenta Prestação de Contas do 1º Quadrimestre do ano em audiência pública

A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última sexta-feira (30), a audiência pública de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2025,  na Câmara Municipal, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Legislativo no YouTube. A apresentação cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal e trouxe dados financeiros, operacionais e os principais avanços na saúde pública da cidade.

A apresentação está disponível na íntegra aqui.

A secretária Catarina Hass Lopes Di Giovanni destacou que, entre janeiro e abril, o município aplicou R$ 34,967 milhões na saúde, o que corresponde a 19,19% da receita proveniente de impostos, superando o mínimo constitucional de 15%. 

A rede municipal registrou 199.644 atendimentos ambulatoriais na atenção básica e 212.868 atendimentos no hospital e pronto-socorro, incluindo 739 internações — a maioria por causas obstétricas.

A audiência também detalhou a contratação de mais de 60 novos profissionais via concurso público e consórcio, incluindo médicos especialistas, dentistas, técnicos e agentes de saúde, além da abertura de novas equipes de atenção primária em bairros como Santa Fé, CS3 e Rio das Pedras.

Outro destaque foi a reestruturação do serviço odontológico municipal, com a formalização do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), ampliação de cadeiras e descentralização do atendimento com foco na prevenção e atendimento escolar.

Por fim, a secretária Catarina reforçou que o município segue investindo em infraestrutura, com destaque para a reforma de unidades, compra de equipamentos, vacinação e ações de combate à dengue.

Faltas em consultas ainda é grande problema

A secretária de saúde destacou também que o alto índice de absenteísmo continua sendo um desafio. Na atenção básica, 19,35% das consultas foram perdidas por faltas, número que chega a 35,88% nas consultas de especialidades, um número bastante preocupante.

A coordenadora de saúde, Danúbia Cavalcante, explicou que o número alto de faltas prejudica não apenas pacientes que estão aguardando na fila, como também o município para adquirir exames e consultas junto aos prestadores do serviço.

A recomendação principal para pacientes que não possam comparecer a uma consulta é que seja avisado na unidade de saúde com a maior antecedência possível.

Após a apresentação, presentes que se inscreveram previamente puderam fazer questionamentos, assim como os vereadores, que foram respondidos pela secretária Catarina e equipe.