Prefeitura leva atendimento integrado à população em situação de rua
A Prefeitura de Itupeva realizou, na quinta-feira (25), a terceira edição da ação integrada de atendimento à população em situação de rua. A iniciativa reúne diferentes áreas da administração municipal com o objetivo de aproximar os serviços públicos de quem precisa de acolhimento, orientação, assistência social e atendimento em Saúde.
Diferentemente das abordagens diurnas e noturnas, durante essa ação os serviços são centralizados na Praça São Paulo.
A secretária de Desenvolvimento Social, Eliana Alencar, comentou sobre a importância da ação. “O trabalho é pautado pelo atendimento humanizado e pela construção de vínculos, buscando ampliar o acesso à rede de proteção social e às políticas públicas municipais, além de criar oportunidades de acolhimento e reinserção social. Queremos tirar essas pessoas das margens da sociedade e colocá-las novamente em convívio em sociedade”, disse ela.
Entre os serviços disponibilizados nesta edição estiveram atendimentos de Saúde Mental, Saúde Bucal com a Unidade Móvel, aferição de pressão arterial e teste de glicemia (dextro). As equipes também realizaram encaminhamentos para os serviços de Saúde da Unidade Básica da Vila São João, de acordo com as necessidades identificadas durante as abordagens.
A continuidade do trabalho permite que as equipes mantenham o acompanhamento e o contato com essa população, fortalecendo a rede de atendimento e possibilitando que novas demandas sejam identificadas e encaminhadas.
Abrigo emergencial
Na segunda-feira a Prefeitura implantou um abrigo emergencial com sede no CREAS e, depois dessa ação na Praça São Paulo, seis pessoas em situação de rua escolheram se abrigar no local. Uma outra foi encaminhada ao SOS de Várzea Paulista, em que a Prefeitura mantém contrato ativo.

