Prefeitura intensifica combate à dengue e realiza pulverização em 33 bairros durante o Carnaval

Prefeitura intensifica combate à dengue e realiza pulverização em 33 bairros durante o Carnaval

A Unidade de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura realizou uma ampla ação de pulverização contra a dengue durante o feriado de Carnaval. A medida teve como objetivo reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, reduzir focos e evitar a proliferação da doença no município. 

A pulverização foi realizada de forma preventiva, com foco na eliminação de larvas em possíveis pontos com acúmulo de água, reforçando as ações de proteção à saúde da população.

Ao todo, a equipe realizou a ação preventiva em 33 bairros, complementando o conjunto de estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para enfrentamento da dengue, especialmente neste período de maior circulação de pessoas e aumento das temperaturas, fatores que favorecem a reprodução do mosquito. 

Bairros atendidos - A pulverização foi realizada nos seguintes locais: Vila São João, Parque da Cidade, Parque das Vinhas, Jardim Ana Luiza, Jardim Guiomar (Calabró), Jardim Cristiane, Bairro da Mina, Jardim Primavera, Vila Independência, Residencial Santo Antônio I, Residencial Santo Antônio II, Centro, Parque Amarylis, São José, Arco Íris, Vila Paraná, Jardim São Vicente, Jardim Nova Itupeva, Parque Laranjeiras, Jardim Poliana, Jardim Pérola, Moradia do Sol, Residencial Tosi I e II, Parque Santa Isabel, Jardim Europa, Jardim Santa Helena, entre outros pontos contemplados no cronograma da Vigilância. 

Como cada morador pode ajudar no combate à dengue 

A Prefeitura reforça que o principal combate à dengue começa dentro das residências. Entre as medidas essenciais estão: 

  • Eliminar recipientes que acumulem água parada 
  • Manter caixas d’água bem vedadas 
  • Limpar calhas e ralos 
  • Evitar pratos com água sob vasos de plantas 
  • Descartar corretamente pneus, garrafas e entulhos 
  • Manter piscinas tratadas e cobertas 

O que fazer em caso de suspeita 

Em caso de sintomas como febre alta, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas na pele, dor de cabeça ou mal-estar, a orientação é procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para avaliação e evitar automedicação. 

WhatsApp Image 2026-02-19 at 11.59.34

WhatsApp Image 2026-02-19 at 11.58.29

WhatsApp Image 2026-02-19 at 11.58.29 (1)