Prefeitura anuncia nova sede e outras melhorias para o Conselho Tutelar de Itupeva
A Prefeitura de Itupeva segue com uma série de melhorias que visam ao fortalecimento do Conselho Tutelar do município, órgão responsável pela proteção de crianças e adolescentes. Entre as ações estão o reajuste salarial dos conselheiros – já concedida neste ano -, um programa de formação continuada e a construção de uma nova sede.
Nova sede no Parque Amarilys
Atualmente instalada em um prédio alugado na Avenida Brasil, a sede do Conselho Tutelar passará a funcionar em um imóvel público, e será construída no Parque Amarilys. A nova estrutura será moderna e oferecerá melhores condições de trabalho aos conselheiros, além de aprimorar o atendimento à população.
A obra está prevista para começar no próximo dia 8 de dezembro, e a mudança de sede também deverá gerar economia aos cofres públicos, já que deixará de haver gasto com aluguel.
Reajuste salarial após mais de uma década
O último reajuste salarial dos conselheiros tutelares havia ocorrido em 2013. Após avaliação do Executivo Municipal, foi encaminhado à Câmara o projeto de lei que corrigiu os valores, considerados defasados. Com a aprovação, o salário passou de 4 para 5 salários mínimos.
Formação continuada
A capacitação dos conselheiros tutelares é prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Embora todos os conselheiros eleitos tenham participado de uma formação inicial em 2024, não havia um programa de formação continuada no município. Essa atualização periódica — considerada essencial para o desempenho das funções — está em fase de implementação e deverá começar no início de 2026.
A secretária de Desenvolvimento Social de Itupeva, Eliana Alencar, comentou sobre as conquistas. “É com muita alegria que vamos construir uma nova sede para o nosso Conselho Tutelar, que realiza um excelente trabalho em nossa cidade. A formação continuada também chega em boa hora, pois certamente vai possibilitar um atendimento de excelência à população.”, disse ela.