Podas de árvores se transformam em composto orgânico para agricultura
Talvez você conheça a Lei de Conservação da Matéria, do químico Lavoisier que menciona: na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Essa famosa frase é aplicada em Itupeva. Resíduos de poda e remoção de árvores são reaproveitados pelos agricultores no formato de composto orgânico.

Composto orgânico é oferecido de forma gratuita em Itupeva
O serviço é gratuito e tem como objetivo fomentar a prática da agricultura sustentável. “Todo esse material seria descartado em um lugar comum. Mas, por ser um composto extremamente rico em matéria orgânica, o que contribui com as propriedades físicas e químicas do solo, é de extrema importância a introdução desse material na agricultura. Por isso criamos este projeto”, explica a secretária de Agricultura, Cultura e Turismo, Valdirene Pavan.
Esse tipo de composto orgânico, além de ser rico em matéria orgânica, tem diversas funções, como proteger o solo, controlar a erosão, aumentar a umidade do solo e infiltração da água da chuva e de irrigação.
Como utilizar o serviço?
Para solicitar o composto orgânico, é preciso entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, Cultura e Turismo, na Praça São Paulo n°2, no Centro, ou pelo telefone (11) 4591-8119.
Para o agendamento é necessário apresentar o CPF, nome completo do solicitante, endereço onde será realizada a entrega e um telefone de contato.
A agrônoma e diretora do departamento de Agricultura de Itupeva, Sueellen Pestana, comenta sobre o passo a passo. “Depois do cadastro feito, um funcionário entrará em contato com o solicitante para agendar um horário para a entrega do material”, disse ela. “Podem solicitar o serviço tanto o agricultor, quanto um familiar, bem como, algum funcionário da propriedade”, acrescentou.
O prazo estimado é de aproximadamente 20 dias úteis para a entrega dos insumos.