Mais de 370 alunos de Itupeva participam da formatura do Proerd

Trabalho de prevenção contra às drogas e à violência é realizado em sala de aula

Mais de 370 alunos de Itupeva participam da formatura do Proerd

372 alunos da Rede Municipal de Ensino participaram, na tarde desta quarta-feira (28), da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que ocorreu no salão de eventos da Paróquia Santo Antônio.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itupeva e a Polícia Militar, sendo retomada em 2023, após três anos em virtude da Covid-19.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os estudantes - na faixa etária entre 9 e 10 anos - que participaram da formatura são de 5°s anos dos Cemeb's Prefeito José de Oliveira (Residencial Pacaembu I), Professora Thereza Angelina Lourençon (Vila São João), Catharina Reinholz Sabó (Moinho), Victória Cômodo Raymundo Fernandes (Jardim Alegria) e José Leme do Prado Filho (Santo Antônio).

O prefeito Marcão Marchi, ao lado do vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafá e do secretário de Educação, Fábio José de Andrade, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, através do Proerd, que atua diretamente na prevenção ao uso de drogas e à violência, numa ação direcionada aos alunos, que reflete na sociedade e, consequentemente, no futuro. "Por conta da pandemia, há três anos não vivíamos este momento na cidade e, hoje, tivemos a alegria de reencontrar as crianças nesta formatura do Proerd, programa que contribui para a formação educacional dos alunos, num trabalho maravilhoso que envolve a Prefeitura e a Polícia Militar", disse.

A major Elaine Lima Nogueira, que atua como coordenadora operacional do 11° Batalhão da PM, salientou que a cada edição do Proerd, a emoção se renova e que a retomada da formatura foi um momento muito especial na cidade. "Este momento foi muito significativo, fruto de um trabalho conjunto entre a Polícia Militar, a Prefeitura, a Educação e as escolas municipais, em prol das crianças, que representam o futuro do País. Para a Polícia Militar essa ocasião é uma verdadeira honra, além de poder servir e colaborar com o desenvolvimento dos estudantes", comentou ao lado do capitão PM Rafael Santos da Silva.

Entre os formandos, Lorena Muniz, de 10 anos, que estuda no Cemeb Prefeito José de Oliveira, descreveu que ficou muito contente em participar da formatura, mas principalmente por agregar conhecimento sobre a temática do Proerd. "Este evento foi muito legal, mas aprendizado foi muito mais importante, ensinando a dizer não às drogas e à violência", detalhou.

Animação

A solenidade foi animada pela Banda Marcial da Polícia Militar, que contou com a participação especial da cantora Evelyn Silva, com apresentação da 'Canção do Proerd'.

O mascote do programa, 'Leão Daren' fez sucesso entre a garotada, bem como os instrutores responsáveis pela aplicação do conteúdo nas unidades escolares CB PM Peixoto e Jardas.

Homenagens

O evento também rendeu homenagens aos alunos que produziram as melhores redações com o tema 'O que aprendi com o Proerd?', além dos professores e gestores que atuam nas unidades escolares e colaboraram para o andamento desta iniciativa em sala de aula.

Mais detalhes sobre o Proerd

Lançado em 1992, o programa é aplicado na Rede Pública e Privada, atendendo estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental.

Em Itupeva, na gestão do prefeito Marcão Marchi e do vice, Alexandre Mustafá, mais de 3.400 alunos participaram da formatura do programa, que reforça a importância de viver socialmente de maneira saudável, longe das drogas e violência.

Saiba mais

O presidente da Câmara Municipal, Angelin Lorenção prestigiou o evento, assim como os vereadores Lucas Schiavi (Fumacinha), Ana Paula Marciano e Eliana Borges, o delegado titular da Polícia Civil em Itupeva, Dr. Felipe Carbonari, a presidente da ACE, Ana Lúcia Tonoli, além de pais e responsáveis dos alunos.


Por Comunicação Prefeitura de Itupeva

_MG_0527

_MG_0165

_MG_0257

_MG_0074

_MG_0456

_MG_0415-Aprimorado-NR