Junho Violeta: Palestra com enfermeiras da rede aborda prevenção à violência contra a pessoa idosa e acolhimento de vítimas

Junho Violeta: Palestra com enfermeiras da rede aborda prevenção à violência contra a pessoa idosa e acolhimento de vítimas

Como parte das ações de conscientização do Junho Violeta, mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), promoveu uma palestra voltada a enfermeiras da rede, para tratar da importância da articulação entre a rede de saúde e de assistência social no acolhimento e proteção da pessoa idosa.

Neste primeiro momento, a palestra foi voltada às enfermeiras das UBS Central, Santa Fé, Hortênsias e Nova Monte Serrat, que são as que realizam atendimento em livre demanda no município - a UBS Vila São João, que também tem atendimento, esteve representada.

A atividade  foi conduzida pelo psicólogo do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), José Luís Fodra, que abordou os diferentes tipos de violência contra pessoas idosas, como física, psicológica, financeira, desproteção (negligência e/ou abandono), além de orientações sobre prevenção e canais de denúncia. 

“É fundamental que toda a rede pública esteja mobilizada para identificar sinais de violência e garantir os direitos da pessoa idosa. Essa articulação entre saúde e assistência social fortalece nosso trabalho e dá mais segurança a quem precisa”, destacou a secretária interina de Desenvolvimento Social, Eliana Alencar, que participou do encontro.

Também estiveram presentes a assistente social e atual diretora da proteção especial social do CREAS, Ivana Barros; e Rosali Maria Juliano M. Montero, da Educação Permanente em Saúde e EGDS.

Serviço

Denúncias de violência contra idosos podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100, pelo WhatsApp Direitos Humanos (61) 99611-0100, ou pela ouvidoria municipal através do 156. Orientações podem ser obtidas diretamente na secretaria de Desenvolvimento Social ou no CREAS.

Ok - Palestra Junho Violeta (29)

Ok - Palestra Junho Violeta (30)