Itupeva sobe 34 posições e é o 16º colocado no ranking nacional de desenvolvimento sustentável

Município saiu da posição 54, em 2024, para 16º neste ano

Itupeva sobe 34 posições e é o 16º colocado no ranking nacional de desenvolvimento sustentável

Itupeva conquistou um resultado expressivo no IDSC-BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil) ao alcançar 63,58 pontos — numa escala de 0 a 100 — posicionando-se como a 16ª melhor cidade do país no ranking que avalia o desempenho dos 5.570 municípios brasileiros nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O novo resultado representa um avanço importante em relação ao levantamento anterior. Em 2024, Itupeva ocupava a 54ª posição, e agora dá um salto significativo, ingressando no grupo das cidades com desenvolvimento sustentável alto, segundo os critérios do índice. No estado de São Paulo, Itupeva ocupa a 12ª posição. A evolução demonstra o impacto direto das políticas públicas implementadas na cidade em áreas como saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente e inclusão social.

O IDSC-BR consolida 100 indicadores oficiais alinhados aos 17 ODS, avaliando temas como qualidade da educação, atendimento em saúde, saneamento, mobilidade, preservação ambiental, segurança, desenvolvimento econômico e redução das desigualdades. O desempenho equilibrado de Itupeva entre esses pilares explica o avanço consistente no ranking.

O secretário de Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Neto, aponta que esse é o resultado de um trabalho planejado e que, aliado aos investimentos feitos nos últimos dois anos, tem produzido resultados concretos. “O ranking é um instrumento que orienta novas ações e aperfeiçoamentos e essa melhora na posição da cidade mostra que estamos no caminho certo, ampliando a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do município”, pontuou.

IDSC-BR - é construído a partir das metas da Agenda 2030, servindo como uma ferramenta de monitoramento que traduz os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a realidade municipal. Ele permite que as cidades acompanhem seu progresso de forma clara e comparável, indicando onde estão avançando e onde precisam direcionar novos esforços. Dessa forma, o índice funciona como um guia estratégico para que os municípios planejem políticas públicas alinhadas às metas globais de desenvolvimento sustentável.

Captura de tela 2025-11-27 155800