Itupeva recebe Programa Cidadania Itinerante, do Governo do Estado, com serviços gratuitos à população

Objetivo é facilitar o acesso a serviços essenciais e oferecer acolhimento a denúncias de discriminação e violência

Itupeva recebe Programa Cidadania Itinerante, do Governo do Estado, com serviços gratuitos à população

O município de Itupeva foi contemplado com o Programa Cidadania Itinerante, do Governo do Estado. Nos dias 11 (segunda-feira) e 12 de novembro (terça-feira), das 9h às 17h, no Parque da Cidade, estarão disponíveis para a população uma série de serviços públicos gratuitos.

O programa conta com três unidades móveis que circulam por diversas cidades paulistas, e tem como objetivo facilitar o acesso a serviços essenciais e oferecer acolhimento a denúncias de discriminação e violência.

Com o Cidadania Itinerante os atendimentos vão desde a emissão de documentos, apoio jurídico, orientação previdenciária e consultoria trabalhista, até assistência e acolhimento para vítimas de violência.


Confira detalhadamente os serviços que serão oferecidos:

* Agendamento de 1ª e 2ª via de RG, CIN e 2ª via da CNH
* Emissão de 2ª via de CPF e Título de Eleitor
* Situação cadastral do CPF
* Emissão de 2ª via de conta de água e luz
* Elaboração de currículo
* Emissão de carteira digital de trabalho
* Atestado de antecedentes criminais
* Entrada no seguro-desemprego
* Consulta SERASA
* Auxílio para cadastro no Gov.br
* Emissão de ofício para 2 via de certidões de nascimento, casamento e óbito
* Emissão do Cartão ID Jovem
* Regularização migratória
* Boletim de ocorrência
* Recebimento de denúncias de discriminação étnico-racial, em razão de orientação sexual e/ou identidade de gênero e de intolerância religiosa
* Orientações sobre Procon e Defensoria Pública

Também terão atendimentos para receber denúncias, realizar orientações e encaminhamentos para as Coordenadorias e aos Programas da Secretaria.


Acolhimento e Atendimento a Denúncias

Além dos serviços administrativos, o programa oferece um canal de acolhimento para denúncias de discriminação racial, de gênero, violência doméstica e tráfico de pessoas, bem como apoio psicológico para vítimas. Estas denúncias são recebidas e direcionadas para as coordenadorias competentes, como a Coordenadoria de Política para a População Negra e Indígena, Políticas para a Diversidade Sexual e Direitos Humanos.

Requisitos e Documentos Necessários
Para usufruir dos serviços, é preciso levar documentos pessoais como RG, CPF e certidões antigas, para facilitar o atendimento. Em casos específicos, menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável legal com documento de identificação.

O atendimento será feito por ordem de chegada, respeitando o horário de funcionamento das unidades móveis, que estarão no local das 9h às 17h.