Itupeva cumpre mais uma etapa para integrar a Rede Internacional Cidade das Crianças

Próximo passo é eleger o Conselho Municipal das Crianças; saiba mais detalhes

Itupeva cumpre mais uma etapa para integrar a Rede Internacional Cidade das Crianças

O município de Itupeva cumpriu, neste mês de outubro, mais uma etapa para integrar a Rede Internacional Cidade das Crianças, uma iniciativa com reconhecimento mundial.

Atendendo convite da Associação Francesco Tonucci, por meio da Rede Brasileira Cidades das Crianças, o secretário municipal de Educação, Fábio José de Andrade, esteve em Pontevedra, na Espanha e em Valongo, em Portugal, para cumprir etapa obrigatória para municípios que buscam integrar o seleto grupo.

Itupeva, juntamente com Jundiaí, Itu e Osório (RS) foram os quatro únicos municípios brasileiros a cumprir as determinações necessárias para avançar no processo de integração da Rede.

Em Pontevedra, o objetivo da missão foi vivenciar as transformações e conquistas de cidades que tomaram medidas contundentes em prol das infâncias e de todos os cidadãos, promovendo o bem-estar das crianças e de todas as pessoas como prioridade em suas políticas públicas.

Já em Valongo, a comitiva brasileira foi recebida pelos gestores da Prefeitura local, para o encontro internacional sobre o Projeto Cidade das Crianças. O título da conferência foi "A Criança no Centro das Políticas Públicas - Uma Cidade Melhor para Todos".

"O município de Itupeva aderiu à Rede Brasileira Cidades das Crianças em março de 2023 e a participação consiste no cumprimento de algumas etapas. A publicação de um decreto municipal, a composição do Conselho Intersetorial, composto por representantes de todas as pastas, a escolha de um ponto focal e, agora, após a participação neste evento internacional, Itupeva irá eleger o Conselho Municipal das Crianças, que terão voz na elaboração de políticas públicas voltadas para melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas", complementou.

Fábio José de Andrade destacou a importância da iniciativa, frisando que, atualmente, o grupo é composto por apenas 200 cidades de 15 países da Europa e América Latina. 

"Com o foco no desenvolvimento durante a infância, a proposta da Rede é garantir nas cidades integrantes a liberdade e autonomia das crianças como condição para que as suas sociedades sejam verdadeiramente democráticas", detalhou o secretário sobre o projeto, que foi idealizado pelo pensador, pedagogo e desenhista italiano Francesco Tonucci”, disse Fábio José de Andrade.

Saiba mais

A Rede Brasileira das Crianças, formalizada em março deste ano, conta atualmente com Itupeva, Jundiaí, Itu, Jarinu, Mococa, Mogi das Cruzes, Benevides (PA), Boa Vista (RR), Brasileira (AC), Fortaleza (CE), Sobral (CE), Osório (RS) e Pelotas (RS). 

O movimento, derivado da Rede Mundial de Cidades das Crianças (La Città dei Bambini) fundada por Francesco Tonucci, defende investimentos no desenvolvimento na infância, durante os anos iniciais da vida dos cidadãos, como ferramenta de combate às desigualdades sociais.  

Conselho Municipal das Crianças

Em Itupeva, o Conselho Municipal das Crianças ajudará na criação de políticas públicas, acolhendo demandas apontadas pelos pequenos, incentivando o brincar, a interação com a natureza, a cultura e a aprendizagem.

Por Comunicação Prefeitura de Itupeva

01 (3)

01 (2) (1)