Itupeva celebra a arte com a 2ª Mostra Cultural
Evento no Cineteatro foi realizado durante três dias

Durante o último final de semana, Itupeva se transformou em um verdadeiro palco para a arte e a cultura com a realização da 2ª Mostra Cultural, promovida pela Prefeitura de Itupeva por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura. O evento aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho, no Cineteatro Municipal “Dr. Aluízio Rebello de Araújo”, reunindo artistas contemplados pela PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
A cerimônia de abertura, realizada na sexta-feira (25), contou com a presença do prefeito Rogério Cavalin, do vice-prefeito Isaque Messias e do secretário da Pasta, Rafael Betelli Debone, que prestigiaram os artistas e destacaram a importância do incentivo à cultura local.
O prefeito Cavalin relembrou que participou da criação do Conselho Municipal de Cultura (COMCULTI), instituído pela Lei 2.042, de outubro de 2015: “A gente percebe que vale a pena quando a gente sonha e deseja os projetos. Então, para os fazedores de cultura aqui da cidade, eu desejo que vocês estejam cada vez mais produzindo e incentivando. E que tenham sempre a Prefeitura como parceira desse movimento".
Já o secretário Rafael agradeceu a participação dos artistas e o empenho do COMCULTI. “É sempre uma satisfação muito grande poder realizar eventos como este, que fortalecem a identidade cultural do nosso município, valorizam os talentos da cidade e aproximam a população das diversas formas de expressão artística”.
A programação da Mostra foi marcada por apresentações musicais, de dança, circenses, lançamentos de livros, exposições e produções audiovisuais. Todas as atrações foram gratuitas, com sessões no auditório e atividades no espaço externo do Parque da Cidade. Para o público, além de cultura e arte, o evento também ofereceu pipoca gratuita durante os três dias, proporcionando um ambiente acolhedor e acessível para todas as idades.
Destaques da programação
Logo na abertura, o público conferiu o lançamento de obras literárias, como “O Eco das Palavras”, de Jennifer Nascimento, e “1000 Dias de Solidão – Uma Jornada de Amor e Cura”, de Sirley Marques. A dança também teve destaque com coreografias temáticas como “Aqua”, de Renata Pupo, e “Flor e Ser”, de Camila Pupo. A noite foi encerrada com a apresentação musical “Ópera em Destaque”, de Silvania Abrusio, com o Quinteto Sostenuto.
No sábado (26), o foco foi com exibições audiovisuais. O público também foi animado por shows musicais como o tributo “Geração Urbana – Renato Russo” e o duo Duestesia.
No domingo (27), o dia foi das apresentações do Projeto Brincando de Circo, com Marina Barbi; Dança e Movimento, com Carol Blumer; e de Breking, com Rafael Faversani. O show “Como a Fé em Deus influencia na vida de alguém?”, de Miriã Belini, com Essência & Graça, encerrou o evento.
Confira o álbum de fotos completo.