Inclusão social: vem aí 'Caminhada e Piquenique' no Parque da Cidade
Evento alusivo ao Dia Internacional da Síndrome de Down e Dia Mundial do Autismo será realizado no dia 1° de abril, às 9h30

Em alusão ao 'Dia Internacional da Síndrome de Down' e ao 'Dia Mundial do Autismo', o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Itupeva (Comped), juntamente com a Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Esportes e Lazer, promoverá no sábado, 1° de abril, a partir das 9h30, no Parque da Cidade, 'Caminhada e Piquenique'.
Em parceria com a APAE de Itupeva, o Projeto de Esporte Para Todos (PEPT) e comércios da cidade, o evento também contará com breve relato de duas mães, Renata Martinez e Maria Reveli, que abordarão suas experiências com seus filhos que possuem Síndrome de Down e Autismo, além de roda de conversa com o psicólogo Giovane Azevedo, a respeito do Autismo.
A organização do evento recomenda que todos os participantes compareçam vestidos com camisetas azuis, por representar a cor alusiva de conscientização do Autismo.
Para a presidente do Comped Itupeva, Dayane Bandeira ações como esta têm como objetivo levar a conscientização e informações não apenas para os familiares das pessoas com essas condições genéticas, mas para toda sociedade. "A Síndrome de Down e o Autismo não podem e nem devem ser um impedimento para que essas pessoas se desenvolvam e tenham uma vida autônoma e inclusiva perante toda sociedade", comentou.
Sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down: Foi celebrado no dia 21 de março e reconhecido pelas Nações Unidas ano de 2012. É uma data de conscientização global para garantir que as pessoas com Síndrome de Down tenham as mesmas liberdades e direitos que todas as outras pessoas, além de celebrar a vida delas. A data escolhida representa a trissomia do 21º cromossomo, que causa a síndrome.
Sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Será celebrado no dia 2 de abril e foi estabelecido em 2007. Tem como objetivo divulgar informações acerca do autismo para a população mundial e, assim, reduzir a discriminação e preconceito acerca das pessoas com autismo.
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva