Grande conquista para Itupeva: Núcleo de Atendimento à Mulher é inaugurado
Anexo à Delegacia, NAM vai atender mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência

Itupeva recebeu uma importante ferramenta no combate à violência contra a mulher, a crianças e adolescentes nesta quinta-feira (11), com a inauguração do Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM), sediado anexo ao prédio da Delegacia de Polícia Civil da cidade, na avenida Guanabara, 323, no Jardim São Vicente.
A inauguração do NAM é considerada um marco no combate à violência doméstica e irá proporcionar o fortalecimento da Rede de Apoio e Atendimento de excelência às vítimas.
Durante a inauguração, o prefeito em exercício, Angelin Lorenção, enfatizou a importância do NAM para o município. "O Núcleo de Atendimento à Mulher representa o avanço de Itupeva, com uma estrutura que vai garantir melhores condições ao município de oferecer suporte às mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência, com atendimento especializado, num espaço adequado para suprir essa demanda e proteger este público. Essa inauguração é uma verdadeira conquista para a cidade e este espaço será uma referência na região", disse.
Representando o secretário de Segurança Pública do governo do estado de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite, o secretário executivo de Estado de Segurança Pública, doutor Osvaldo Nico Gonçalves, destacou: "Essa é uma grande conquista para o município de Itupeva. Parabéns a todos que ajudaram e colaboraram para este Núcleo de Atendimento à Mulher, que dará acolhimento e suporte num espaço adequado às vítimas de violência na cidade".
Aspas para demais autoridades
"Foi um privilégio, uma honra e um orgulho participar desta ocasião. A inauguração do NAM, em Itupeva, representa a demonstração material dessa parceria profícua entre a Prefeitura e a Polícia Civil, a fim de entregar à população um serviço de excelência, referente ao trato das coisas, dos crimes de violência doméstica, proporcionando meios necessários para melhorar esse atendimento na cidade. Portanto, é uma conquista de todo o povo de Itupeva", afirmou o doutor Fernando Bardi, delegado de Polícia, diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo do Interior, Deinter 2 - Campinas.
"Esse espaço é para mulheres, crianças e adolescentes de Itupeva. É uma conquista da cidade. Enquanto vereadora, presidente da Câmara e enquanto voz das mulheres, afirmo que estou extremamente honrada e feliz nesta manhã. Que este local possa servir de amparo e acolhimento e que todas as mulheres atendidas neste espaço possam, novamente, serem inseridas na vida social", comentou a presidente em exercício da Câmara Municipal, Ana Paula.
"Foi uma alegria muito grande participar da inauguração do NAM em Itupeva, que abrilhantará, ainda mais, o trabalho da Polícia Civil no município, auxiliando às mulheres que sofrem violência doméstica e são vítimas de outros crimes", destacou o delegado geral de Polícia, doutor Artur José Dian.
Sobre o novo prédio
O NAM conta com área construída de 222,86 m², com toda infraestrutura para atendimento especializado à mulher, crianças e adolescentes vítimas de violência. Possui ambiente moderno e acolhedor - composto de brinquedoteca, espaço para amamentação de mulheres lactantes, banheiros e sanitário adaptado, cartórios e sala de reunião - além de equipe treinada e preparada para prestar atendimento ao público.
Para a construção deste núcleo, a Prefeitura de Itupeva investiu recursos próprios na ordem de aproximadamente R$ 489 mil.
Presenças
O evento desta manhã também contou com as presenças do delegado de Polícia Seccional de Jundiaí, doutor Luiz Carlos Branco Junior; do delegado de Polícia Titular de Itupeva, doutor Felipe Carbonari; do chefe de Gabinete da APM SSP, Paulo Maurício Maculevicius Ferreira; do comandante do 11° BPMI, tenente coronel Robinson Pomilio; da subcomandante interina do 11° BPMI, major PM Elaine Nogueira; do comandante da 2ª Companhia do 11° BPMI, capitão PM Rafael Santos; além dos vereadores Lucas Fumacinha, João Bosco, Everaldo Primo do Hortênsia, Ezequiel Alves de Oliveira e Duzinho.
Também estiveram presentes os secretários municipais, Éder Junior da Silva (Governo e Turismo), Aline Alves (Desenvolvimento Social) e Valderi Folgosi (interino de Esportes e Lazer); o comandante da Guarda Civil Municipal, José Mario Pereira da Silva; o colegiado do Conselho Tutelar; o presidente da OAB Itupeva, doutor Marcos Rafael Cardoso; a defensora pública, doutora Arianne Kwon Leiri; a juíza do Fórum de Itupeva, doutora Juliana Barros; Joyce Barbosa, que representou a empresa Ball, responsável pela doação de mão de obra e equipamentos para a brinquedoteca e espaço para amamentação de mulheres lactantes no NAM; e representantes do grupo “Elas fazem, Elas avançam”.
Serviço
O NAM prestará atendimento de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
Para denunciar casos de abusos ou exploração sexual entre em contato com:
. Polícia Civil de Itupeva: (11) 4591-1101
. Conselho Tutelar: (11) 4591-3422
. Disque 100 (Direitos Humanos)
. WhatsApp Direitos Humanos: (61) 9656-5008
. Guarda Civil Municipal: 153 ou (11) 4591-1210
. Polícia Militar: 190
. Mais informações CREAS: (11) 4496-9681 (telefone e WhatsApp)
Saiba mais
Durante o evento também foram entregues certificados referentes ao "2° Seminário de Aspectos Transversais da Lei Maria da Penha e seus reflexos na atuação da Polícia Civil" para os formandos participantes.
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva