Escola municipal promove exposição do projeto Semeando Sonhos
Alunos da EMEFEI Tarsila do Amaral desenvolvem atividades de leitura e escrita
Manhã deste sábado reuniu alunos, professores e o secretário de Educação, durante a exposição
A EMEFEI Tarsila do Amaral, no bairro Quilombo, promoveu, neste sábado (2), a exposição do projeto Semeando Sonhos, com o propósito de humanizar a educação, através da leitura e da arte.
O desenvolvimento deste trabalho estudantil foi inspirado em três mulheres maravilhosas: Malala Yousafzai, por sua luta pela Educação; Frida Kahlo, por sua luta pela vida; e Tarsila do Amaral, como símbolo de modernidade e respeito às mulheres.
O projeto também contou com atividades de leitura e escrita, utilizando obras clássicas como João e o Pé de Feijão e Contos de Lobo, contribuindo para elevar a autoestima dos alunos, alfabetização e letramento.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Rosângela Lopes Rodrigues, na prática os alunos – na faixa etária de 4 a 10 anos – trabalharam gêneros literários, iniciando pela biografia dessas mulheres. “E, hoje, puderam expor o trabalho do semestre, organizado com artes plásticas e literatura, desenvolvendo habilidades socioemocionais, criatividade, alfabetização e formação humanística”, explicou.
Pais e responsáveis estiveram na EMEFEI Tarsila do Amaral e puderam interagir com o conhecimento adquirido, através da prática dos seus filhos. “O foco principal é a escola, bem como assuntos relacionados à saúde, ao meio ambiente e o respeito pela mulher. Esse trabalho foi iniciado em fevereiro e a sua primeira etapa concluída no final do primeiro semestre. O projeto deverá ter continuidade no decorrer deste ano letivo”, detalhou, destacando o trabalho dos professores Edimilso, Eder, Eliete, Tamira, Graziela, Andreza, Simone e Taís.
Quem compareceu na manhã deste sábado e prestigiou a exposição dos alunos foi a moradora do bairro Quilombo, Roseli Barbosa Santos, mãe de Weder Santos Menezes. Ela considerou essa iniciativa muito importante. “A escola tem o papel de ensinar, transmitir valores e conhecimento e este projeto trabalhou todas essas questões, de maneira produtiva. Os professores, a direção e os alunos estão de parabéns por essa iniciativa educacional e histórica”, comentou.
O secretário de Educação, Fábio José de Andrade, afirmou que, ao lado dos alunos, comunidade escolar, pais e responsáveis, teve uma manhã muito feliz no bairro Quilombo. “Afinal, pude apreciar o trabalho desenvolvido na EMEFEI Tarsila do Amaral e fiquei encantado com as histórias incríveis dessas três mulheres importantes para a humanidade. Parabenizo a todos os alunos e professores que executaram esse projeto. As crianças demonstraram muito talento, desenvolveram habilidades que levarão para toda vida”, disse.
Saiba mais – Durante a exposição foram servidos pratos típicos, inspirados nas homenageadas: Arroz Doce (Malala Yousafza), Guacamole (Frida Kahlo) e Bolo de Fubá com Geleia de Jabuticaba (Tarsila do Amaral).
Alunos apresentaram o trabalho e a exposição contou pratos típicos, inspirados nas homenageadas
Aluno Weder Santos, acompanhado da sua mãe Roseli, na exposição do projeto Semeando Sonhos
Secretário prestigiou exposição e acompanhou o trabalho desenvolvido pelos alunos
Famílias visitaram a exposição e também apreciaram o trabalho dos estudantes
Fábio José de Andrade ao lado da diretora da unidade escolar, Rosângela Lopes Rodrigues
Professores e membros da equipe gestora da unidade escolar tiveram uma manhã especial