Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, Prefeitura e CREF promovem homenagem

Foram homenageados 13 profissionais da área em Itupeva

Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, Prefeitura e CREF promovem homenagem

É celebrado no dia 1º de setembro o Dia do Profissional de Educação Física. Para reconhecer o trabalho realizado por esta classe de profissionais, a Prefeitura de Itupeva em parceria com o CREF (Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo) promoveu uma noite de homenagens, no Cine Teatro Dr. Aluízio Rebello de Araújo, na noite desta sexta (1).

Presente na solenidade, o prefeito em exercício, Angelin Lorenção, parabenizou os profissionais presentes. “Me recordo que a aula de Educação Física era a mais aguardada na minha época de escola. Vejo que desde então essa profissão é cada vez mais valorizada, principalmente pelo fato de que a área de atuação tem crescido cada vez mais. Tenho orgulho de saber que a cidade de Itupeva tem profissionais super capacitados exercendo essas funções”, disse Angelin.

A homenagem foi instituída pelo CREF como forma de reconhecimento aos profissionais que atuam nos diversos segmentos da Educação Física, em parceria com os municípios paulistas que fazem as indicações dos nomes, sempre na proporção do número de vereadores da Câmara Municipal de cada cidade.

Em Itupeva, é a terceira vez que esta homenagem acontece. O secretário da pasta de Esportes e Lazer, Robinson Toledo, comentou a importância da profissão. “É uma alegria imensa celebrar esta data! A nossa profissão é importante na formação das crianças e dos adultos, além de ser fundamental na questão de saúde. Independente de qual segmento da  Educação Física o profissional trabalhe, ele tem sua devida importância”, declarou Robinson.

Na noite desta sexta (1) foram homenageados os profissionais das áreas de Educação e Esporte da Prefeitura de Itupeva, além de profissionais de Rede Estadual e Particular de Ensino, profissionais de academias e profissionais autônomos (personal trainers).

A delegada do CREF São Paulo, Valéria Arlete Bonatti Pazinato, esteve na premiação e explicou sobre a regulamentação da profissão. “Durante dois meses planejamos este evento. Para quem não sabe, o dia 1º de setembro de 1998 foi quando a nossa profissão foi regulamentada – o que trouxe muitos benefícios para a nossa classe. Muitas coisas foram feitas para nós e com certeza há ainda o que há melhorar. De qualquer forma, é merecido o reconhecimento à estes profissionais!”, declarou.

A presidente da Câmara e vereadora Ana Paula Marciano também marcou presença no evento. “São os profissionais de Educação Física que fazem a diferença em nossa cidade. Pois vocês transformam vidas, formam pessoas, cuidam da saúde e elevam a autoestima de cada um. Agradeço a dedicação de todos”, disse ela.

De acordo com a quantidade de vereadores, 13 profissionais de Educação Física foram homenageados em Itupeva, além de um benemérito que, embora não possua formação acadêmica, tem atuação reconhecida por relevantes serviços prestados na área de Educação Física.

Todos receberam uma medalha da Educação Física, uma estátua e um pin, concedidos pelo CREF São Paulo e um certificado da Prefeitura de Itupeva.

A escolha dos profissionais se deu por antiguidade funcional, ou seja, por tempo de serviço no caso dos professores da Prefeitura e através do credenciamento e seleção on-line no caso dos profissionais que atuam nos demais segmentos.

O primeiro profissional a ser homenageado foi o Sensei Paulinho, da Associação Subaru de Karatê, que recebeu o prêmio de benemérito. Paulo Romeu da Silva, o sensei Paulinho, como é conhecido por todo legado construído na cidade por décadas através do Karatê, onde formou dezenas de faixas pretas e centenas de atletas, tendo prestado relevante serviço ao esporte da cidade.

Depois, a homenagem seguiu com: Ailton Goulart Verdan, Aleff Alonso da Cruz Barros, Alessandra Gilioli, Antonio Carlos Nunes dos Santos, Cleonice Rocha, Diego Agostini Parra, Fábio Adauto Ferreira, Gabrielle Lourenço Lambert, Jane Aparecida Bergantin, Laura Tonoli, Lucas de Arruda, Robinson Toledo e Ronaldo Ramos Nogueira.

Palavra dos homenageados

Jane Bergantin, idealizadora do projeto PEPT e que está à frente das atividades de inclusão, explicou que a questão da pessoa com deficiência deve ser um alerta para os profissionais da área da Educação Física. “É importante que os profissionais saibam como atuar quando estiverem com uma pessoa com deficiência. Eu sei, pois, trabalho com isso. Mas, cada vez mais as pessoas com deficiência estão na academia, na escola e em qualquer lugar. É necessário, cada vez mais, que todos entendam como é este trabalho”, disse ela.

Já o professor Antonio Carlos, da Rede Municipal de Ensino, declarou que a Educação Física permite melhorar a convivência entre as pessoas. “Mais do que trabalhar uma disciplina específica, a Educação Física hoje mostra a questão dos relacionamentos interpessoais, o cuidado com o outro, fazendo com que as crianças se aceitem e aceitem os outros. Isso é um recorte da minha atuação na Rede Municipal, mas a Educação Física tem se mostrado cada vez mais necessária em todos os ângulos, de forma mais ampla”, finalizou.

Por Comunicação Prefeitura de Itupeva   

 

HOMENAGEM-ED-FISICA (3)

HOMENAGEM-ED-FISICA (4)

HOMENAGEM-ED-FISICA (1)

HOMENAGEM-ED-FISICA (5)