Despoluição do Rio Jundiaí e esforços para a volta da pescaria são temas de encontro com a Associação dos Pescadores

Prefeitura de Itupeva vem atuando, junto aos outros municípios da região, para uma mobilização de recuperação do rio

Despoluição do Rio Jundiaí e esforços para a volta da pescaria são temas de encontro com a Associação dos Pescadores

O prefeito em exercício, Angelin Lorenção, participou da comemoração dos 10 anos da Associação dos Pescadores Autônomos de Itupeva, e aproveitou para atualizar esse representativo grupo sobre as ações da Prefeitura Municipal em relação à despoluição do Rio Jundiaí.

A Prefeitura de Itupeva vem atuando, junto aos outros municípios da região, para uma mobilização de recuperação do Rio Jundiaí.

Uma das principais ações está no cronograma do PDI (Programa de Desenvolvimento de Itupeva) com a construção dos coletores de esgoto, com emissários nas margens esquerda e direita do Rio Jundiaí.

O coletor tronco da margem esquerda percorre quase 8km de extensão ao longo do Rio Jundiaí e o Ribeirão Caxambu. O Coletor tronco da margem direita, terá extensão total de 6 km.

Juntos serão responsáveis por uma coleta mais eficiente de esgoto e uma influência direta na saúde das águas do rio na nossa cidade.

Histórico

O nível de poluição do Rio Jundiaí levou ao sumiço dos peixes no começo dos anos 1980, inclusive do jundiá, espécie que dá nome ao rio. O processo de despoluição de suas águas incluiu uma série de ações, como o combate ao lançamento de lixo e a coleta e tratamento de esgoto.

Os esforços são feitos há anos e alguns resultados já foram conquistados. O Rio Jundiaí tinha classificação 4 e passou a ser classe 3 em toda sua bacia, melhorando substancialmente, porém ainda tem índices de poluição. Os peixes e aves voltaram, mas ainda já bastante o que ser feito e por isso Itupeva está empenhada em ser protagonista neste processo.

Tratamento e responsabilidade ambiental Ampliação ETE Nica Preta - Com investimento que ultrapassa R$ 14 milhões, a ampliação da ETE Nica Preta beneficiará cerca de 50 mil pessoas e ampliará a capacidade de tratamento de Itupeva, um índice importante para o nosso desenvolvimento.

Associação dos Pescadores Autônomos de Itupeva

A Associação dos Pescadores Autônomos de Itupeva foi fundada em 2013 e conta com mais de 30 associados. Além de colaborar com ações sociais, a entidade faz questão de valorizar a preservação ambiental e a prática de pesca esportiva. Nestes dez anos, o grupo se reuniu com pescarias feitas em diversos lugares do país, dentre eles rio Jumirim, rio Tanquã e em alto mar.

Parabenizo a Associação dos Pescadores pelo seu 10º aniversário, comemorado em uma festa maravilhosa. Aproveitei a oportunidade para falar dos nossos esforços para a recuperação do Rio Jundiaí, local que já foi muito utilizado para a pesca em Itupeva”, disse Angelin.

O GCM José Augusto Gonçalves Alves, presidente da Associação, agradeceu a presença do prefeito. “Comemorar os 10 anos de existência da Associação é motivo de orgulho, pois nosso grupo tem fortalecido e a amizade prevalecido. Agradeço ao prefeito por ter marcado presença nesta data tão importante para nós”, afirmou.

Por Comunicação Prefeitura de Itupeva    

IMG_4829

IMG_4755

IMG_4760