Curso gratuito capacita profissionais no atendimento à mulher com deficiência vítima de violência

Inscrição é até o dia 17 de maio

Curso gratuito capacita profissionais no atendimento à mulher com deficiência vítima de violência

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), está com inscrições abertas até o dia 17 de maio para o curso gratuito em formato EAD: “O Atendimento à Mulher com Deficiência Vítima de Violência”.

A capacitação é destinada a promotores, delegados, assistentes sociais e demais profissionais que atuam na área de proteção. O curso integra o programa TODAS in-Rede, voltado tanto à rede de apoio à mulher vítima de violência quanto às próprias mulheres com deficiência.

Realizado em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), o curso tem como objetivo qualificar profissionais para que saibam acolher, orientar e atender mulheres com deficiência vítimas de violência ou de violações de direitos, sempre com um olhar empático e inclusivo.

Como parte da Escola da Inclusão, o curso é desenvolvido com ferramentas de acessibilidade, como Libras e audiodescrição, e conta com certificação. As aulas ficam disponíveis a partir de 24 de maio e terminam em 24 de agosto.

Principais temas abordados no curso:

  • Contexto da mulher com deficiência vítima de violência
  • Marcadores sociais de gênero e raça
  • Capacitismo
  • História da mulher com deficiência
  • Tipos das deficiências (intelectual, auditiva, visual, física, TEA e surdocegueira)
  • Legislação, tipificação e identificação da violência
  • Escuta qualificada e efetiva
  • Tecnologias assistivas e comunicação alternativa

Os participantes que obtiverem pelo menos 75% de participação serão certificados.

Inscreva-se até 17 de maio pelo link: https://apps.univesp.br/sdpd/

Sobre o Programa TODAS in-Rede

O programa TODAS in-Rede foi criado em 2020 e atua em duas frentes, disponibilizando curso voltado diretamente às mulheres com deficiência com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos; e curso de capacitação voltado aos profissionais que atuam em redes de proteção e lidam com mulheres com deficiência que foram ou são vítimas de violência.

Mais informações: https://pessoacomdeficiencia.sp.gov.br