Com objetivo de orientar e combater pobreza menstrual, ‘Conversa de Meninas’ tem início
Ação acontecerá, de acordo com cronograma, nas seguintes Unidades Escolares

Katherine Castelo Bertolini, da Educação, é a responsável pelo projeto que sensibiliza famílias itupevenses
Jornal e pedaços de pano são algumas das alternativas que as mulheres em período menstrual utilizam. Diante dessa realidade, a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Educação deu início ao programa ‘Conversa de Meninas’.
Sob responsabilidade da supervisora Katherine Castelo Bertolini, as equipes do programa têm como público-alvo as aulas da rede municipal de ensino e suas famílias. “Conscientes do nosso papel educativo e social, a escola sempre está em busca de ações que orientem e conscientizem as famílias e alunas na solução desse problema que afeta nossas meninas tão diretamente e de forma marcante”, disse ela.
Com encontros nas Unidades Escolares, o objetivo do programa é conscientizar e informar as famílias sobre a importância de ações que visem o combate à Pobreza Menstrual e os cuidados com a higiene íntima feminina.
Pobreza menstrual é um conceito que reúne em duas palavras um fenômeno complexo, transdisciplinar e multidimensional, vivenciado por meninas e mulheres devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação.
Através de uma sensibilização com as alunas do 5º ano e suas mães, a equipe aborda de forma lúdica, quais são as transformações do corpo, com a roda de conversa chamada “ Conversa de meninas”. Ao fim do encontro, todas as alunas receberam um porta absorvente de EVA, confeccionado pela própria escola com dois absorventes.
A ação acontecerá, de acordo com cronograma, nas seguintes Unidades Escolares: CEMEB Maria Stela Sales Izzo, CEMEB Cássio Bussab e CEMEB Prefeito José de Oliveira.