Com 21 pontos de coleta, projeto ‘Óleo do Bem’ chega em Itupeva para arrecadação de óleo de cozinha
Em Itupeva serão 21 pontos de arrecadação, sendo 20 Unidades Escolares e mais a Sabesp

As ações de conscientização já realizadas pela Prefeitura de Itupeva no que se referem ao descarte correto de óleo de cozinha com o programa Ecobarganha ganharão um reforço a partir de agora. É que o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafá, assinou um termo de cooperação para a implantação do projeto ‘Óleo do Bem’.
Em encontro realizado nesta quinta-feira (22), no Paço Municipal, o acordo foi firmado com a presença de secretários municipais e representantes da TV TEM, do Instituto Triângulo e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.
Alexandre Mustafá comemorou o feito. “Iniciamos hoje um novo trabalho na preservação do Meio Ambiente, de forma mais intensiva com toda a comunidade, ganhando o reforço de três novos parceiros, a TV TEM, o Instituto Triângulo e a Sabesp”, disse Mustafá.
O projeto ‘Óleo do Bem’ tem como objetivo conscientizar e incentivar a população a descartar corretamente o óleo de cozinha, minimizando impactos ambientais e colaborando com uma educação ambiental ampla e efetiva. Estima-se que 1 litro de óleo contamine 25 mil litros de água.
Em Itupeva serão 21 pontos de arrecadação de óleo, sendo 20 Unidades Escolares e mais o ponto de atendimento ao público da Sabesp, na avenida Guanabara.
O secretário de Educação comentou como será a ação nas unidades. “Haverá um estimulo e um incentivo da gestão da escola para que toda a comunidade se envolva no projeto. Afinal, as crianças são multiplicadoras de boas práticas e serão importantes orientadores dos pais e responsáveis”, explicou Fábio José de Andrade, ao lado do secretário de Meio Ambiente, Jair Gomes.
Diretamente envolvida no projeto, a Sabesp é uma das patrocinadoras da ação, que a cada 1 litro de óleo de cozinha descartado corretamente, renderá ao munícipe 1 barra de sabão em pedra.
Cleber Frank Ebúrneo, gerente de Divisão de Itatiba da Sabesp, explicou que o descarte incorreto de óleo é um grande problema para a empresa. “O óleo de cozinha quando descartado na rede de esgoto comum causa obstrução, além da contaminação da água. O descarte correto melhora a operacionalização do sistema da Sabesp, uma vez que a rede não ficará obstruída”, explicou ao lado de Maurilio Arrais de Brito, analista de Gestão.
Também participaram da reunião o diretor presidente do Instituto Triângulo, Caio David; os sócios da Cerol Óleo Vegetal, Napoleão Braga Gumiero e Miguel Romero; o gerente de Mercado TEM+, Fernando Negrini; a gerente de Marketing Expansão (Instituto Triângulo | Óleo do Bem), Fábia Leite e o gerente de Setor de Itupeva da SABESP, Cleisson Fernando Ferreira.
Primeira atividade do programa
Logo após a reunião, gestores das escolas municipais estiveram em um encontro no HTPC, onde entenderam sobre o projeto e como será a aplicação na prática.
Na próxima semana os tambores onde serão descartadas as garrafas pet com o óleo de cozinha devem ser instalados nos Centros Educacionais.
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva