Com 21 pontos de coleta, projeto ‘Óleo do Bem’ chega em Itupeva para arrecadação de óleo de cozinha

Em Itupeva serão 21 pontos de arrecadação, sendo 20 Unidades Escolares e mais a Sabesp

Com 21 pontos de coleta, projeto ‘Óleo do Bem’ chega em Itupeva para arrecadação de óleo de cozinha

As ações de conscientização já realizadas pela Prefeitura de Itupeva no que se referem ao descarte correto de óleo de cozinha com o programa Ecobarganha ganharão um reforço a partir de agora. É que o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafá, assinou um termo de cooperação para a implantação do projeto ‘Óleo do Bem’.

Em encontro realizado nesta quinta-feira (22), no Paço Municipal, o acordo foi firmado com a presença de secretários municipais e representantes da TV TEM, do Instituto Triângulo e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Alexandre Mustafá comemorou o feito. “Iniciamos hoje um novo trabalho na preservação do Meio Ambiente, de forma mais intensiva com toda a comunidade, ganhando o reforço de três novos parceiros, a TV TEM, o Instituto Triângulo e a Sabesp”, disse Mustafá.

O projeto ‘Óleo do Bem’ tem como objetivo conscientizar e incentivar a população a descartar corretamente o óleo de cozinha, minimizando impactos ambientais e colaborando com uma educação ambiental ampla e efetiva. Estima-se que 1 litro de óleo contamine 25 mil litros de água.

Em Itupeva serão 21 pontos de arrecadação de óleo, sendo 20 Unidades Escolares e mais o ponto de atendimento ao público da Sabesp, na avenida Guanabara.

O secretário de Educação comentou como será a ação nas unidades. “Haverá um estimulo e um incentivo da gestão da escola para que toda a comunidade se envolva no projeto. Afinal, as crianças são multiplicadoras de boas práticas e serão importantes orientadores dos pais e responsáveis”, explicou Fábio José de Andrade, ao lado do secretário de Meio Ambiente, Jair Gomes.

Diretamente envolvida no projeto, a Sabesp é uma das patrocinadoras da ação, que a cada 1 litro de óleo de cozinha descartado corretamente, renderá ao munícipe 1 barra de sabão em pedra.

Cleber Frank Ebúrneo, gerente de Divisão de Itatiba da Sabesp, explicou que o descarte incorreto de óleo é um grande problema para a empresa. “O óleo de cozinha quando descartado na rede de esgoto comum causa obstrução, além da contaminação da água. O descarte correto melhora a operacionalização do sistema da Sabesp, uma vez que a rede não ficará obstruída”, explicou ao lado de Maurilio Arrais de Brito, analista de Gestão.

Também participaram da reunião o diretor presidente do Instituto Triângulo, Caio David; os sócios da Cerol Óleo Vegetal, Napoleão Braga Gumiero e Miguel Romero; o gerente de Mercado TEM+, Fernando Negrini; a gerente de Marketing Expansão (Instituto Triângulo | Óleo do Bem), Fábia Leite e o gerente de Setor de Itupeva da SABESP, Cleisson Fernando Ferreira.

Primeira atividade do programa
Logo após a reunião, gestores das escolas municipais estiveram em um encontro no HTPC, onde entenderam sobre o projeto e como será a aplicação na prática.

Na próxima semana os tambores onde serão descartadas as garrafas pet com o óleo de cozinha devem ser instalados nos Centros Educacionais.

Por Comunicação Prefeitura de Itupeva  

OLEO-DO-BEM (3)

OLEO-DO-BEM (2)

OLEO-DO-BEM (1)

OLEO-DO-BEM