Capacitação reforça cuidado, segurança e inclusão de crianças com diabetes nas escolas
Gestores escolares participaram de uma ação intersetorial de Educação em Saúde, com foco no acolhimento e manejo de crianças com Diabetes Mellitus Tipo 1 no ambiente escolar.
A iniciativa foi realizada durante o encontro de gestores escolares, ocorrido na última segunda-feira (26), e teve como objetivo qualificar profissionais da educação, ampliando o conhecimento sobre práticas seguras, inclusivas e humanizadas no cuidado com alunos diagnosticados com a condição.
A capacitação foi organizada pela enfermeira Rosali Montero, da Educação Permanente em Saúde (EPS), e ministrada pela médica endócrino-pediatra Dra. Maria Isabel Poli Maciejezack e pela Enfermeira Paloma Bianca Bastos Marcato, da USF Rio das Pedras.
Durante a capacitação, foram abordados temas como a identificação de sinais e sintomas, orientações para o atendimento em situações de emergência, cuidados necessários no dia a dia escolar e estratégias que contribuem para a segurança, o bem-estar e a inclusão das crianças nas atividades pedagógicas.
A ação faz parte de uma série de capacitações intersetoriais realizadas com apoio da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) com educadores, como Lei Lucas, Brigada de Incêndio, Contação de História e BNCC (Base Nacional Comum Curricular) Computação e sua implantação.


