Campanha alerta população sobre abandono e maus tratos a animais

Um grande número de denúncias é registrado nos canais oficiais da Prefeitura quando o assunto é maus tratos e abandono de animais domésticos. Por conta disso, uma campanha é desenvolvida no município com o objetivo de alertar a população.

Campanha alerta população sobre abandono e maus tratos  a animais
Em Itupeva as denúncias podem ser feitas pela ouvidoria da Prefeitura (156)


O secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Redcliff Sierra dos Santos, explica que o Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal deve seguir as suas funções. “Temos diversas funções, como por exemplo, o resgate seletivo de animais de pequeno porte e errantes, vistorias e trabalhos educativos. É importante as pessoas se conscientizarem dos cuidados que os animais requerem e que, uma vez decidido ter um animal, eles passam a ser responsabilidade de seus tutores até o fim da vida.”

A Organização Mundial da Saúde estima que existam 30 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil. Nas ruas, cães e gatos ficam vulneráveis a diversos riscos. Além de passar fome, sede, frio e medo, ficam expostos a doenças, risco de atropelamento e de sofrerem violência. É importante caso a população presencie o abandono de animais, seja em vias públicas ou o abandono domiciliar (quando há negligência no tratamento adequado por parte dos tutores em sua alimentação, espaço, higiene, assistência veterinária ou outra ação que caracterize maus-tratos), o fornecimento junto a denúncia do maior número de informações e provas que possua. A denúncia é anônima e sigilosa e legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Lei municipal nº 1 796/2010.

A médica veterinária do Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal, Camila Martin Docal destaca que a educação para a guarda-responsável começa antes mesmo de se adquirir um animal, evitando que não haja uma adoção ou compra por impulso. "É preciso ter clareza de uma série de medidas para que os animais vivam em saúde e bem-estar, tendo respeitada a sua condição de animal e suas necessidades primordiais atendidas tais como: assistência médica-veterinária periódica ou sempre que o animal precisar, alimentação adequada, água limpa à vontade, ambiente limpo e confortável (se em área externa, protegido de sol e chuva), vacinações anuais espécie-específicas, controle e prevenção periódicos contra vermes, pulgas e carrapatos, castração, momentos reservados diariamente para passeios, brincadeiras e interação, compreensão dos comportamentos inerentes à espécie, além de mantê-los sempre domiciliados e sem acesso à rua desacompanhados.”

Em Itupeva as denúncias podem ser feitas pela ouvidoria da Prefeitura (156).

O munícipe também pode realizar denúncia de maus tratos através do serviço on-line da DEPA (Delegacia Eletrônica de Proteção Animal – Governo do estado de São Paulo), acessando o link:
http://www.ssp.sp.gov.br/depa