Avenida Emílio Checchinato ficará interditada a partir de segunda-feira (28)
Bloqueio será parcial no período inicial das obras. Sinalização de rotas alternativas já estão implantadas

As obras contra enchentes em Itupeva realizadas no Córrego da Lagoa estão em ritmo acelerado e alcançaram o trecho de cruzamento da Avenida Emílio Checchinato e a Rua José Tonoli. Como já divulgado pela Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, será necessária a interdição das vias para realização do escavamento e instalação das aduelas. A intervenção de previsão de 60 dias.
Os Departamentos de Trânsito (Demutran) e de Comunicação da Prefeitura de Itupeva vêm realizando a divulgação do processo junto à moradores, comerciantes, comunidade escolar das unidades de ensino da região e toda população que trafega e utiliza o trecho em seu dia a dia. Faixas, folders e vídeos foram produzidos para informar e orientar a população.
Nesta sexta-feira (25), a Secretaria de Mobilidade Urbana apresentou o plano viário alternativo para os vereadores. Ao reportar detalhadamente o planejamento, a prefeitura atende ao pedido da Câmara e contará com o auxílio dos parlamentares para levar a informação para suas bases. “A transformação dessa área, que historicamente sofreu com alagamentos e enchentes em uma região segura e com qualidade de vida para moradores, comerciantes e toda população está se tornando realidade. E esse trabalho continua a todo vapor”, explicou o Prefeito em exercício Angelin Lorenção durante o encontro.
Preocupação com o comércio
Com objetivo de reduzir impactos à população, a Prefeitura trabalhou intensamente junto a construtora responsável para realizar ajustes no planejamento da intervenção, de forma a ser possível manter, pelo menos no início das obras, parte da via liberada para acesso local de veículos leves.
“Com análises técnicas aprofundadas, conseguimos manter o acesso local na região, ao menos na parte inicial da intervenção, para que os comerciantes não sejam afetados. Essa já era a intenção da prefeitura e também dos vereadores, que trouxeram essa preocupação para nós. As avaliações serão permanentes durante a obra para a tomada das melhores decisões”, afirmou o secretário de Obras Kléberson da Silva
Rua José Tonoli
A Rua José Tonoli permanecerá com acesso liberado. Para o período de interdição total da Av. Emílio Checchinato, o plano de trânsito irá transformar cada uma das vias em em mão dupla, permitindo o acesso à toda a sua extensão até o ponto de obras do cruzamento, com estacionamento local nas guias restringido.
Atenção Ambiental
Para a execução das obras contra as enchentes, inevitavelmente haverá a necessidade de remoção de algumas árvores ao longo do leito do córrego, mediante as devidas autorizações ambientais já realizadas. Com atenção e responsabilidade com o meio-ambiente, a Prefeitura irá realizar uma nova arborização no local e também o replantio de mudas para recomposição em outras localidades. Entre espécies nativas e exóticas, será realizado o plantio de um total de 580 árvores.
Rota Alternativa 01
Origem: Região do Monte Serrat
Destino: Hospital / Jardim Brasil
Av. Nelson Gula – Rua Nica Preta – Av. José Marchi – Av. Italia – Av. Guanabara – Av Brasil.
Rota Alternativa 02
Origem: Região do Monte Serrat
Destino: Paço Municipal/Parque da Cidade
Av. Nelson Gula – Av. 21 de Março –Rua Xisto Araripe – Rua José Poli – Rua Vicente de Paula Tartalha – Av. Brasil
Rota Alternativa 03
Origem: Região do Monte Serrat
Destino: Chave/ Hortênsia
Av. Nelson Gula – Praça São Paulo – Estrada da Mina – Rua Alexandrina M. de Oliveira – Emilio Chechinato
Rota Alternativa 04
Origem: Região do bairro da Chave
Destino: Centro/ M. Serrat
Av. Emilio Chechinato – Av. Francisco Nakasato – Emancipadores do Município – Rua Jundiaí – Av Brasil.
Rota Alternativa 05
Origem: Região do bairro da Chave
Destino: Centro/ M. Serrat
Av. Emilio Chechinato – Rua Alexandrina M. de Oliveira – Estrada da Mina – Praça São Paulo
Rota Alternativa 06
Origem: Região do bairro da Chave
Destino: Centro/ M. Serrat
Av. Emilio Chechinato – Rua Luiza F. Pacheco Stella (Blocos Vissoli) – AV. Emancipadores do Município – Rua Jundiaí – Av Brasil
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva