Autoconhecimento e bem-estar pessoal são temas de encontro de mulheres no HTPC

Palestra fez parte do programa TODAS in-Rede, que tem como foco as mulheres com deficiência

Autoconhecimento e bem-estar pessoal são temas de encontro de mulheres no HTPC

Encontro abordou temas relacionados à autoestima, família, saúde, espiritualidade e outros

O HTPC, no Jardim São Vicente, recebeu um encontro de mulheres com deficiência, promovido pelo programa estadual TODAS in Rede. A ‘Oficina Jornada de Autoconhecimento’ foi ministrada pela palestrante Ana Cristina Carlos.

A articuladora do Projeto Todas in Rede, Dayane Bandeira deu as boas-vindas às participantes. “Todas que estão aqui serão multiplicadoras das ações que realizaremos no município em prol das mulheres com deficiência. A ideia é que vocês ajudem umas às outras com o conteúdo que a Ana comentou aqui com a gente. Nosso objetivo é cada vez mais trazer oportunidades para nós mulheres com deficiência”, disse ela.

Durante quase uma hora e meia a palestrante comentou com as participantes sobre autoconhecimento, levando à reflexão sobre autoestima, saúde, disposição, família, equilíbrio emocional, propósito, realização profissional, felicidade, relacionamento amoroso, recursos financeiros e vida social. Duas intérpretes de libras estavam no local, contemplando também, pessoas com Perda de audição total ou significativa.

“As mulheres precisam reconhecer quais são seus pontos fortes, fracos e os que as limitam. É com isso que as situações são antecipadas. Mas, para que isso aconteça é superimportante que elas se autoconheçam. Essa é a proposta do encontro!”, explicou Ana Cristina Carlos, pedagoga, psicopedagoga, estudante de jornalismo e apresentadora do ‘Não se avexe comigo’.

A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, prestigiou o encontro. “É com muita alegria que estou nesse encontro hoje. Que ele seja só o primeiro de muitos que virão, afinal, é a partir desse tipo de reunião que são criadas as políticas públicas para pessoas com deficiência. Vocês que vão nos dizer o que é preciso fazer, vocês vivem as dificuldades e a falta de inclusão”, disse ela.

Inclusão – A palestra fez parte do programa TODAS in-Rede, que tem como objetivo incidir na promoção de empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, visando a favorecer a melhoria da qualidade de vida e inclusão social.

Representando o governo do Estado, a coordenadora do TODAS In-Rede, Caroline Reis, marcou presença e comentou sobre as ações do programa. “Temos grandes parceiros, como por exemplo o Sebrae, que oferece cursos gratuitos para mulheres com deficiência. Além de oferecermos cursos para profissionais que atuam no atendimento à mulher deficiente vítima de violência. Sou cega total desde o nascimento e sei da importância do programa TODAS in rede. Convido à todas que participem de nossas atividades”, disse ela.

IMG_7441 (1)
Articuladora do Projeto Todas in Rede, Dayane Bandeira deu as boas-vindas às participantes

IMG_7445 (1)
A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, prestigiou o encontro

IMG_7467 (1)
‘Oficina Jornada de Autoconhecimento’ foi ministrada pela palestrante Ana Cristina Carlos