Atleta Ricardo representa Itupeva na 2ª Fase Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo

O atleta paralímpico do PEPT - Projeto Esporte Para Todos Itupeva, Ricardo Novais Santos Carlos, participou da 2ª Fase Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, nesse último fim de semana (23 e 24).
A competição reúniu 475 atletas de todo o país, em uma dos mais importantes eventos paralímpicos nacionais de atletismo, servindo como etapa final de preparação para o Campeonato Mundial, que será disputado entre 27 de setembro e 5 de outubro, em Nova Déli (Índia).
Ricardo competiu nas provas de 100 metros rasos e salto em distância, tendo garantido sua participação ao conquistar o índice exigido no ano anterior. Nos 100 metros rasos, terminou em 7º lugar, e no salto em distância, ficou em 8º lugar. O atleta foi acompanhado pela técnica e idealizadora do PEPT, professora Jane Bergantin.
Importância do Circuito Paralímpico Loterias Caixa
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa, este circuito é considerado essencial para o desenvolvimento técnico de atletas paralímpicos. Ele proporciona competições de alto nível, reunindo tanto atletas consagrados quanto novos talentos — e, nesta edição, mais de 90% dos convocados brasileiros para o Mundial estão participando desta etapa.
Além de representar uma oportunidade de medição das performances em alto nível, o Circuito Nacional serve como o momento de despedida dos atletas antes do Mundial: os resultados obtidos são fundamentais para ajustes finais e planejamento técnico para a delegação brasileira.