Andressa Pires é eleita Miss Beleza Negra 2025 em noite de celebração à cultura e representatividade em Itupeva

Maryanne Kamilly ficou com o título de Miss Simpatia e evento também marcou a nomeação do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra 

Andressa Pires é eleita Miss Beleza Negra 2025 em noite de celebração à cultura e representatividade em Itupeva

A 5ª edição do Concurso Miss Beleza Negra de Itupeva, realizada na sexta-feira (31) no Cineteatro Municipal, foi marcada por emoção, brilho e representatividade. A grande vencedora da noite foi Andressa Aparecida de Oliveira Pires Martins, de 30 anos, moradora do bairro Jardim das Angélicas, que conquistou o título de Miss Beleza Negra 2025. Já o título de Miss Simpatia ficou com Maryanne Kamilly da Silva Oliveira, de 19 anos, residente no bairro Santa Eliza.

“A emoção está a mil, só queria agradecer todas as mulheres pela participação e a representatividade aqui nesta noite”, celebrou a ganhadora, que ainda reforçou que “estar aqui é um ato de coragem de erguer a cabeça, olhar para frente e dizer que merecemos estar aqui e ocupar nossos espaços. Não é sobre competir, mas reconhecer que somos espelhos que refletem a nossa ancestralidade e resistência”.

“Eu agradeço muito pela oportunidade, por este evento ter aberto as portas para participarmos, mostrarmos nossa representatividade, nossa garra”, comemorou a Miss Simpatia.

O concurso, promovido pela Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura, celebrou a força, a beleza e o protagonismo da mulher negra. O evento contou com a presença do prefeito Rogério Cavalin, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Cavalin, do vereador César Farali, do secretário de Esportes, Lazer e Cultura, Rafael Betelli, além de outras autoridades municipais.

O prefeito Cavalin destacou que “ações como essa valorizam a diversidade e a cultura afro-brasileira, fortalecendo o sentimento de igualdade e respeito entre todos os itupevenses. Quero parabenizar toda a equipe da Cultura envolvida, na figura do nosso secretário Rafael, agradecer às juradas e, principalmente, parabenizar essas mulheres incríveis, que são todas vencedoras”. 

Já o secretário Rafael Betelli ressaltou: “Hoje homenageamos a força, a beleza e o legado da mulher negra, que com sua determinação, talento e sensibilidade, transforma e inspira futuras gerações. Com eventos como este, seguimos cada vez mais fortalecendo ações que promovam igualdade, respeito e oportunidade para todos”.  

O concurso

O corpo de juradas foi formado por Ketilyn Bárbara, Miss Pérola Negra Jundiaí 2023 e idealizadora do projeto social “Pérolas da Kety”; Geovania Carvalho, professora e rainha do coletivo #PretaEu; e Mirian Resende, cabeleireira e ex-modelo, conhecida como “Mirian Hair”. Coube a elas a avaliação nos quesitos simpatia, comunicação, elegância, beleza e desenvoltura.

As candidatas desfilaram três vezes — Moda Jeans (com a camiseta oficial do evento), Moda Festa e Moda Afro.
Nos intervalos de cada apresentação e antes da revelação das eleitas, o público foi presenteado com apresentações culturais que encantaram o Cineteatro Municipal.

A primeira delas foi uma coreografia de jazz intitulada “De Menina a Moça”, apresentada pela aluna Emily Rojo, da Oficina de Jazz Dance da Casa da Cultura, sob direção da professora Fabiane Palinca. 

Em seguida, o Projeto de Modalidades Ginásticas de Itupeva trouxe uma bela exibição de Ginástica Acrobática, com as alunas Juliana Rodrigues, Maria Fernanda, Isabelli Vitória, Maria Eduarda, Helena Rodrigues, Laura Correa e Luiza Correa, sob apoio técnico da estagiária Laysa Belizário e da atleta Yasmin Nantes. A performance contou ainda com apresentações em trio e duplas, demonstrando talento, leveza e coordenação.

Encerrando a noite de cultura e beleza, o público foi envolvido por uma apresentação musical de voz e violão, com Rodrigo Black, Yaya Maga e João JB, artistas da Casa da Cultura de Itupeva, que trouxeram emoção e ritmo ao aguardado momento do anúncio das vencedoras.

Também estiveram presentes para parabenizar as participantes e “passar a coroa” para as novas eleitas, a Miss Beleza Negra da 4ª edição, Raiane Gomes; e a Miss Simpatia Andressa Carvalho.

Participaram do concurso as candidatas Andressa Pires, Daniela Andrade, Dulce Maria Pereira, Estefânia Gonçalves, Fernanda Pinheiro, Josimeire Galzeta, Kamilly Sena, Lilyan Ramos, Maryanne Kamilly, Rafaela Cardoso, Roberta Nóbrega, Tatiane Henrique e Thaislane Lima — todas representando diferentes bairros e histórias inspiradoras.

Confira todas as fotos aqui.

Nomeação do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

O evento também foi palco para a apresentação oficial dos membros do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, criado pela Lei nº 2.447/2025.

Foram nomeados Anderson Redressi, Darlan Pereira, Monalisa das Graças Alvino, Amanda Veras, Danieli Egídio, Joselaine Patrícia dos Santos, Patrícia Fonseca, Geiza Santos, Marcela Nascimento, Sara Bortolatto, Joselina Barbosa de Moraes, Danilo Oranian dos Santos e Denis Andrade Lopes

A secretária de Desenvolvimento Social, Eliana Alencar, fez um discurso marcante, ressaltando “a importância da participação da comunidade negra na construção de uma cidade mais justa” e afirmou que, “por todas as injustiças históricas, a comunidade negra merece um pedido de perdão e, acima de tudo, respeito e oportunidades”.