Agentes e viaturas são fundamentais para segurança no trânsito
Com a missão de oferecer aos cidadãos condições de se deslocar pelas ruas e avenidas de Itupeva, os agentes de trânsito trabalham garantindo a segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Viaturas são ferramentas importantes para a execução das mais diversas tarefas
Também é função do agente executar a fiscalização de trânsito, promover a retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade ou que possa gerar transtornos à sinalização viária, bem como situações que venham a obstruir ou interromper a livre circulação nas vias, assim como nas autuações ou medidas administrativas de caráter de circulação no trânsito.
O município de Itupeva conta com 12 agentes de trânsito concursados. “Nossos profissionais atuam sob regime de revezamento, para garantir o melhor atendimento possível, inclusive aos finais de semana e feriados. Eles também são responsáveis pela operação no trânsito, organização do tráfego em locais de difícil fluxo e pontos que estão sofrendo algum tipo de intervenção pública ou privada. Além de um trabalho conjunto com os profissionais de ‘Educação para o Trânsito’, com palestras e atividades educativas”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Redcliff Sierra dos Santos.
Para manter o trabalho de qualidade, o Departamento de Trânsito e Transportes também conhecido como Demutran, conta com três viaturas (2 Saveiros e 1 Gol) e 4 motocicletas (2 Lander e 2 BMW), ou seja, automóveis para atender a demanda de fiscalização, sinalização e orientação de trânsito.
O Departamento também conta com uma Kombi, utilizada para pintura e manutenção de sinalização horizontal, assim como uma Saveiro que auxilia no transporte de materiais.
“As viaturas são ferramentas importantes para a execução das mais diversas tarefas do departamento e os veículos garantem o transporte dos agentes e do material de sinalização, que são utilizados em desvios, obras e fechamentos nas vias. Enquanto que as motos, com sua agilidade, auxiliam em casos de emergência ou para a realização de eventos e carreatas”, detalhou o secretário.