Ação do Cadastro Único no CCI orienta idosos sobre direitos e emissão da Carteira da Pessoa Idosa

Ação do Cadastro Único no CCI orienta idosos sobre direitos e emissão da Carteira da Pessoa Idosa

Na terça-feira (1), a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou no Centro de Convivência do Idoso (CCI) uma Ação do Cadastro Único, voltada especialmente ao público da melhor idade.

Durante a atividade, a equipe da Secretaria promoveu a consulta e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além de viabilizar a emissão da Carteira da Pessoa Idosa para quem já possui o cadastro atualizado.

A ação contou também com uma roda de conversa sobre os direitos das pessoas idosas, momento em que os participantes puderam tirar dúvidas sobre temas como acesso a benefícios, transporte, saúde, convivência e proteção social. A ação teve como objetivo garantir o acesso a políticas públicas e fortalecer a cidadania da população idosa do município.

Participaram da organização a gestora do Cadastro Único, Karina Calciolari; o técnico e assistente social do CREAS, Henrique Peron; a coordenadora do CCI, Sandra Bahia; e a diretora da Proteção Social Básica, Caroline Palamarczuk Rocha.

O que é a Carteira da Pessoa Idosa?

A Carteira da Pessoa Idosa é um documento gratuito que garante o direito à gratuidade ou desconto em viagens interestaduais de ônibus, trem ou barco, conforme previsto no Estatuto da Pessoa Idosa.

Ela é destinada a pessoas com 60 anos ou mais, que tenham renda individual de até dois salários mínimos e estejam inscritas no Cadastro Único.

Como solicitar?

A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

É necessário:

  • Estar com o CadÚnico atualizado nos últimos 24 meses;
  • Apresentar um documento com foto (como RG ou CNH).

A versão digital da carteira também pode ser acessada pelo aplicativo Carteira do Idoso, disponível nas lojas de apps.

dc91ae93-f3aa-4709-ae14-872c79a76b26

WhatsApp Image 2025-07-01 at 12.25.03