Agricultores aderem ao Dia Verde Azul e entregam mais de 2500 embalagens
Entre as 8 horas e o meio-dia, a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Agricultura e Cultura e parceria da Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (Adiaesp), promoveu mais uma edição do Dia Verde Azul. O objetivo é coletar embalagens de agrotóxicos e adubos, para o descarte correto.

Ao todo foram entregues 2542 embalagens
A secretária da pasta, Valdirene Pavan, esteve no local ao lado da agrônoma e diretora do departamento de Agricultura de Itupeva, Sueellen Pestana. “Cuidar do meio ambiente também é função dos agricultores. Por isso a adesão a este programa é fundamental. O risco do descarte incorreto é a contaminação do solo e do lençol freático, causando doenças e agravando a poluição do solo, do ar e da água. Aproveito para agradecer o patrocínio da Buono Gel e da empresa DeMarchi”, disse Valdirene.
Quem participou do Dia Verde Azul foi o produtor Moisés Ferreira, do bairro Bom Jardim. “Essa ação é muito importante para que possamos fazer o descarte correto e principalmente não poluir o meio ambiente. Trabalhamos para juntar as embalagens e entregamos na data, desta maneira estamos fazendo nossa parte com o planeta e com a nossa saúde também”, disse ele.
De acordo com informações da pasta, ao todo foram entregues 2542 embalagens no total e 21 agricultores compareceram na ação. Na avaliação da equipe técnica, o evento foi bastante positivo.
Edson de Paula, produtor rural do bairro Nova Era, afirmou que, além do meio ambiente, os próprios agricultores são beneficiados. “O descarte correto do vasilhame é uma ação benéfica, também, para nós. Assim evitamos acúmulos de materiais prejudiciais à saúde, sem contaminar os nossos lares”, afirmou.
Já Luiz Antônio Muraro, produto de uvas no bairro da Lagoa, também aproveitou a oportunidade. “Agradecemos a iniciativa da Prefeitura. Com essa ação temos um lugar para fazer o descarte correto e tirar as embalagens contaminadas das nossas roças”, disse.
As entregas foram na Rua da Mina, nº 50, Centro (em frente ao setor de ambulância). Cada agricultor precisou apresentar documentos pessoais como RG, CPF, CNPJ e o número da inscrição como produtor rural.
Pela Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de SP (Adiaesp), o engenheiro ambiental Pedro Amadeu, acompanhou a ação. “Nosso trabalho é responsável por fazer toda parte da logística reversa das embalagens vazias. Contamos com unidades físicas, onde os produtores levam as embalagens até nós, ou, também os recolhimentos volantes que chamamos de Adiaesp ‘Verde/Azul’. Hoje, aqui em Itupeva, nos deslocamos com a nossa equipe, usando EPI (Equipamento de Proteção Individual) e todos os protocolos de recebimento dessas embalagens, emitimos os comprovantes para os produtores, transportamos para unidade física mais próxima, onde acontece a triagem e a compactação desse material para depois serem encaminhados para o destino final, que vai ser ou a reciclagem ou a incineração", explicou.
Também acompanharam a ação os servidores Gabriel Gustavo Forti e Maria Luiza Campo Silvan Molena.
Sueellen Pestana, Gabriel Forti, Maria Luiza Campo Silvan Molena, Valdirene Panvan e Pedro Amadeu
O objetivo da ação é a proteção do Meio Ambiente