16º Festival de Música de Itupeva celebra talentos e valoriza a cultura local
No domingo (30), a Prefeitura realizou a 16ª edição do tradicional Festival de Música de Itupeva, reunindo artistas locais e regionais no Cineteatro Municipal Dr. Aluízio Rebello de Araújo. O evento, promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura, mais uma vez cumpriu seu papel de incentivar a produção musical, revelar novos talentos e fortalecer o cenário artístico da cidade.
Neste ano, o festival registrou 148 inscritos, que passaram por um processo de pré-avaliação técnica. Após essa etapa, nove candidatos foram selecionados para se apresentar ao vivo no evento, representando o que houve de mais expressivo nas categorias Instrumental, Local e Geral.
O prefeito Rogério Cavalin, o secretário de Esportes, Lazer e Cultura Rafael Betelli Debone, além dos diretores de Cultura, Anderson Redressi e Darlan Pereira, participaram da abertura e destacaram a importância do investimento em cultura.
“É uma grande honra para nós realizar esse festival a cada ano, incentivar a cultura e a produção musical. Sabemos da importância de oferecer essa oportunidade e agradecemos a participação de cada um”, destacou o prefeito.
Já o secretário Rafael Betelli ressaltou que “iniciativas como esta fortalecem a formação artística e ampliam oportunidades para novos talentos”.
Vencedores do 16º Festival de Música
Cada artista pôde apresentar-se com a canção inscrita no Festival.As apresentações foram avaliadas pela banca de jurados, composta por profissionais reconhecidos em suas áreas e com ampla experiência cultural:
- Carlos Sugawara – Mestre em Educação e Cultura, músico, regente, arranjador e produtor, com forte atuação em formação e projetos culturais.
- Edilson Walney – Regente, arranjador e professor, com carreira destacada em corais, orquestras e iniciativas artísticas no Estado de São Paulo.
- Marta César – Pianista, produtora cultural e parecerista nas áreas de música e dança, com ampla vivência em festivais e capacitação artística.
Instrumental
O vencedor foi Guilherme Mendes, que conquistou o primeiro lugar da categoria instrumental, recebendo troféu e premiação.
“Sou compositor há alguns anos e é muito bom para mim sentir que a minha música está reverberando de alguma forma. Então para mim essa conquista é muito importante e eu gostaria de agradecer ao apoio da minha família, pela oportunidade e pelo prêmio”.
Também participaram nesta categoria William Regis e Eduardo Teodoro Pinto (com o Grupo Region’Alma).



Categoria Local
A primeira colocação ficou com Rebeca Rosa, que apresentou a música “Você Sabe”.
Ela se emocionou com a vitória: “Muito obrigada à cidade de Itupeva, à Prefeitura de Itupeva e a todos os envolvidos neste Festival de Música, está sendo uma experiência incrível. É algo que nos incentiva a continuar sonhando mais e mais”.
Também se apresentaram nesta categoria Hugo Branquinho Pereira e a Dupla Duestesia (Leonardo Marchi e Gabi Gandolfi).



Categoria Geral
A campeã foi Maria Pérola (Maria Conceição Pereira da Silva), que emocionou o público com a canção “Corredeira”.
“Tô muito feliz com essa premiação. Viva a música autoral, viva a arte independente. Estar aqui em Itupeva defendendo a minha canção e receber esse prêmio foi uma coisa muito importante e muito linda. E que mais mulheres estejam fazendo música e com dignidade. Viva a cultura e mal posso esperar o próximo Festival”.
Nesta categoria também participou Caíque Fernandes Bessa e também concorreram os inscritos na Categoria Local,.
O Festival de Música de Itupeva, criado pela Lei Municipal nº 1.895/2012, tem como objetivo incentivar compositores, intérpretes e instrumentistas, abrindo espaço para novas produções e ampliando a participação da comunidade no cenário cultural.


