Banner
Inscrição para casas populares começa com muita procura e organização PDF Imprimir E-mail
Qua, 17 de Abril de 2013 15:08

inscrio_casas_2

Nessa semana foram iniciadas as inscrições para as 1.000 casas que o prefeito de Itupeva irá construir em Itupeva.

As casas, que serão construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, são uma parceria inédita entre a Prefeitura de Itupeva, o Governo Federal e o Banco do Brasil, que estão desenvolvendo um modelo único e inédito no país, que servirá de referência para ser adotado em outras cidades. Serão 500 casas para famílias com renda de até 3 salários mínimos e outras 500 para famílias com renda entre 3 e 10 salários mínimos.

“A população da cidade aumentou muito nos últimos 10 anos, foi a que mais cresceu das cidades da região, e não houve atenção para projetos de construção de moradias populares. Assumi esse compromisso com Itupeva e já estamos colocando em prática. Essas 1.000 casas vão mudar a vida de muitas famílias, que poderão finalmente sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria”, avalia o prefeito.

Para que todos tenham chance de realizar o cadastro, o período de inscrição vai até dia 31 de maio e está sendo realizado em cinco locais diferentes da cidade.

Segundo Eri Campos, secretário de desenvolvimento social, a procura é grande, mas o processo está bastante organizado: “Estamos trabalhando visando o bem-estar e a comodidade da população. As pessoas recebem uma senha e uma estimativa do horário em que serão atendidas, então, depois de retirar a senha elas podem retornar apenas nesse horário. Estão sendo atendidas, em média, 50 pessoas por dia em cada ponto de atendimento e a procura é grande, mas nossa equipe está preparada para realizar mais de 5 mil cadastros e de forma organizada, com esse prazo de 45 dias que o prefeito definiu, teremos tempo para atender a todos com qualidade”, define.

Jamila_Reis_Fonseca

Jamila Reis Fonseca mora com dois filhos e a nora há 3 anos, no Ana Luíza e ficou surpresa com a organização: “Tá show de bola, bem organizado, achei que estaria bagunçado, mas não, tá muito bom. Já realizei o meu cadastro e estou confiante, essas casas caíram do céu”, finalizou.

Maria_de_Lurdes

Maria de Lurdes, do Santa Eliza, aproveitou o primeiro dia para ir à Chácara do Abobrinha e realizar o cadastro: “Fui bem atendida sim. Estou confiante, acho que vou conseguir a casa. Achei ótimo esse programa das casas”, disse.

Carla_Soares_de_Oliveira

Morando há 5 anos em Itupeva, no Jd. Arco-íris, Carla Soares de Oliveira também aprovou o atendimento: “Achei ótimo o lançamento dessas casas. Fui muito bem atendida, já realizei o cadastro e com certeza vai dar certo”, declarou, confiante.

Maria_Jos_da_Conceio

Maria José da Conceição, moradora do Parque das Hortênsias, realizou o cadastro no CRAS do bairro: “Peguei a senha de manhã, voltei agora à tarde e fui bem atendida, achei bem organizado. Espero que dê certo e consiga a minha casa, achei muito bom esse programa”, analisa.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, responsável pelas inscrições, alerta que todos os interessados devem se inscrever, mesmo quem já recebe algum benefício do governo, como Bolsa Família, ou já tenha realizado cadastro para algum programa de casas populares no passado, e lembra também que não é preciso correr aos postos de atendimento ou chegar de madrugada, já que os 45 dias são suficientes para que todos realizem o cadastro com conforto.

As inscrições estão sendo realizadas em cinco locais, de segunda à sexta-feira, a partir das 8h:

• Ginásio de Esportes Adolfo Barbi: Av. Geraldo Ferraz, 101 - Rio das Pedras;

• Museu Histórico de Itupeva. Praça São Paulo, 2;

• Chácara do Abobrinha: R. Prof. José Leme do Prado Filho, s/n. Jd Nova Itupeva;

• CRAS Hortênsias: Rua Miguel dos Santos, nº 324;

• Centro de Lazer do Trabalhador (Campão): Av. Pref. José Carlos, 318 – Jd. Ana Luiza.

Para se inscrever, a pessoa deve comparecer no local mais próximo de sua casa, com original e cópia dos seguintes documentos de todos que moram na casa:

• RG;

• CPF;

• Título de Eleitor;

• Certidão de nascimento ou de casamento;

• Carteira de vacinação das crianças menores de 10 anos;

• Declaração escolar de quem estuda;

• Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone ou recibo de aluguel);

• Carteira profissional (páginas da foto, qualificação civil, último registro e a próxima em branco);

• Último holerite ou declaração de renda de próprio punho, das pessoas que fazem "bico".

Informações podem ser encontradas pelo telefone 4591-0450 ou no site da Prefeitura de Itupeva: www.itupeva.sp.gov.br.